Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Oito mitos sobre o microlearning


Você saberia diferenciar mitos e verdades sobre o microlearning? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Microlearning são experiências de aprendizagem eficazes que ocorrem em um curto período de tempo. Por conta de sua brevidade, os significados acabam sendo mais facilmente compreendidos, memorizados e conciliados nas tarefas do dia-a-dia e na rotina das pessoas.

Na prática, adquire vários nomes carinhosos como gotas, pílulas, doses, nuggets e porque não, os nosso cafezinhos do espresso3!

Hoje então mostraremos oito mitos sobre o microlearning. Tome cuidado para não acreditar neles!

Primeiro: microlearning é fragmentar cursos grandes em pedaços menores? Mito! Não basta cortar, é preciso dar atenção especial em “como dizer mais e melhor em menos tempo”, pois a preocupação está no contexto de aprendizagem. Podemos aumentar a eficácia da experiência educacional se tornarmos a aprendizagem mais facilmente digerida. Outro ponto é de que cada pedaço tem seu próprio significado isoladamente e pode ser combinado com outros, gerando um novo significado coletivo, portanto é preciso zelar pela sua flexibilidade e poder de combinação.

Segundo: microlearning corta o conteúdo?

Mito! Bem, ele corta o conteúdo inútil, aquele que não está associado ao objetivo educacional, ou que complica a compreensão do que deveria ser simples. Caso seu conteúdo seja muito denso para ser colocado em apenas uma unidade, fatiamos a experiência educacional em novas unidades.

Terceiro: microlearning é sinônimo de mobile learning?

Mito! Embora ambos contribuam para a conveniência no processo de aprendizagem e estejam muitas vezes conectados, um enfatiza a duração, enquanto o outro enfatiza o meio e sua portabilidade. O microlearning pode ocorrer em outros dispositivos, assim como o mobile learning pode permitir a interação entre os aprendizes por mais tempo.

Quarto: microlearning é sinônimo de aprendizagem adaptativa e sob demanda?

Mito! A aprendizagem adaptativa e a aprendizagem sob demanda provavelmente requisitarão o microlearning como insumo, por conta de sua flexibilidade e duração. Estas soluções priorizam a personalização da aprendizagem e o contexto de suporte ao desempenho, respectivamente, e o microlearning fornece a condição para elas poderem funcionar.

Quinto: microlearning é só conteúdo?

Mito! Microlearning não é só conteúdo. Podemos ter atividades de aprendizagem de curta duração.

Sexto: microlearning tem uma duração ideal?

Mito! Alguns falam em 1, 3, às vezes 15 minutos. Isso não existe. A duração ideal será determinada pelo envolvimento do aprendiz, a relevância atribuída por ele e o contexto de aprendizagem. O importante é ter o conteúdo certo, na medida certa.

Sétimo mito: microlearning torna a gestão mais complexa?

Mito! Pelo contrário, a gestão dos objetos educacionais se torna mais fácil, pois sua manutenção e atualização acabam sendo simplificadas. Em outras palavras, você não precisa jogar tudo fora e começar uma nova ação educacional do zero, basta reciclar as unidades que estão inapropriadas ou desatualizadas. Além disso, o microlearning pode ser configurado em uma trilha de aprendizagem, o que lhe proporcionará diversos benefícios para sua gestão.

Oitavo item: microlearning é mais fácil e barato?

Mito! Tornar a vida dos aprendizes mais fácil necessita de um bom processo de avaliação e julgamento do que é relevante, além de uma comunicação clara e com poder de síntese. Sobre o investimento, o desafio é mais intelectual do que financeiro. Pense menos no valor do custo de produção e mais na produtividade e no valor dos benefícios que sua organização terá, além disso caso o consumo seja diluído ao longo do tempo, a produção também poderá ser diluída, facilitando a programação dos investimentos.

Por fim, a miniaturização não significa perder funcionalidades, pelo contrário, é garantir sua finalidade com mais conveniência. Para isso, é preciso compreender e aplicar corretamente este conceito.

Para degustar uma experiência dentro do microlearning, sugiro que assine o Espresso3 e receba semanalmente conteúdo breve, relevante sobre educação corporativa e gestão de pessoas.

microlearning

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!