Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Os 3 R’s da Sustentabilidade adaptados à Educação Corporativa

“Reduzir, reutilizar e reciclar” formam os 3 R`s da Sustentabilidade. Você sabe como podemos adotar esta lógica para sermos mais eficientes em Educação Corporativa? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Reduzir na sustentabilidade significa reduzir o consumo e utilizar mais racionalmente os recursos. Reduzimos o consumo de água e recursos mineriais, por exemplo.

Na educação corporativa temos que garantir os resultados utilizando a menor quantidade de recursos possível. É mais eficiente aquele que consegue atingir os mesmos objetivos daquele que gastou mais, assim precisamos ser comedidos no uso financeiro da organização e racionalizar despesas que não geram valor, como a logística.

Por exemplo, ao invés de trazer 30 participantes do Brasil todo para a sede, porque não levar o instrutor para duas cidades pólos, ou mesmo utilizar multiplicadores de conhecimento nas regionais?

Também, precisamos lembrar que o recurso mais importante é o tempo do participante. Horas em uma ação educacional são horas deixadas de produzir, de vender e de gerar valor para a organização, assim precisamos otimizar seu tempo e potencializar seu desempenho. Pense uma ação educacional como sendo um pitstop de fórmula 1.

Fazer certo na primeira vez. Parece óbvio, mas não é. Muitas vezes desperdiçamos esforços em coisas que não dão em nada. Por que, então, não dedicar mais atenção à menos ações e garantir seus resultados? Precisamos evitar o retrabalho.

Por fim, temos a otimização da própria equipe. Melhor ter uma equipe enxuta e que traz resultados do que uma equipe grande e desfocada.

Reutilizar na sustentabilidade significa prolongar a utilidade dos objetos e reaproveita-los de certa forma. Assim, reutilizamos itens que iriam ao lixo, como móveis usados.

Por que não reaproveitar objetos educacionais digitais, trechos de apresentações, atividades e recursos instrucionais que foram utilizados em ações educacionais e que podem ser úteis para desenvolver outros públicos?

Não podemos reinventar a roda a todo instante. Precisamos reaproveitar também os projetos gráficos e manter uma diretriz mais padronizada de comunicação e gastar menos tempo com isso.

Por que não gravar palestras e cursos presenciais que não abordam a prática e disponibilizá-los em pequenos módulos como recursos disponíveis nas plataformas educacionais? Desta forma, todos poderão ter acesso a esta oportunidade, até aqueles que ainda nem entraram na organização.

Por fim, precisamos criar um banco de melhores práticas para reutilizar coisas que dão certo. Assim, não gastamos tempo em reinvenção de roda.

Reciclar na sustentabilidade significa reaproveitar os resíduos descartados novamente em produtos. Reciclamos papel, plástico, vidros e outros componentes.

Sabe aquela ação educacional antiga que funcionou por um tempão? Não é porque alguns elementos foram desatualizados é que vamos jogá-la totalmente no lixo. A revisão das ações educacionais antigas é mais barata do que desenvolver do zero. Além disso, não corremos o risco de desenvolver algo pior e buscamos sempre o aprimoramento contínuo.

E para acabar, temos a reciclagem dos nossos próprios conhecimentos em educação corporativa e temas de interface. Mantenha-se conectado ao Espresso3 e promova a sua aprendizagem contínua e de sua equipe.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Pratique os 3 Rs na sustentabilidade de nosso planeta e na eficiência da educação corporativa.

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!