Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Os 5 “Ps” da colaboração intercultural

Olá! Estou aqui com a Karen Smits, para falar sobre colaboração intercultural. Eu sou Wagner Cassimiro, e esse é o Espresso3!

Karen, que recomendações você teria para passar para uma organização que deseja melhorar sua gestão intercultural?

No meu livro tenho os 5 “P”s, 5 recomendações para os gerentes de projeto de empresas que trabalham em um ambiente intercultural. O primeiro P é Partners e se refere a conhecer os partners com quem você vai trabalhar em conjunto. Eu sempre recomento um culture scan, uma ferramenta que ajuda as empresas a conhecerem a cultura de seu parceiro e a cultura de si mesmo. E assim eles podem saber quais são os conflitos potenciais no tema de interculturalidade.

O segundo P é Philosophy, filosofia de um projeto, um gestor do projeto pode criar uma filosofia, que é uma história, uma visão para todas as pessoas que trabalham no projeto. Isso ajuda muito a colaboração dentro do projeto, dentro da empresa.

O próximo P é Possibilities, sempre importante lembrar que existem muitas possibilidades em se trabalhar em conjunto. Como que é difícil trabalhar em um ambiente intercultural, sempre se gera possibilidades para os dois parceiros. Um exemplo é, no canal do Panamá, os parceiros criaram uma biblioteca, é um produto que não existia, e não é de uma empresa ou de outra, é algo que eles criaram juntos. É uma biblioteca onde eles guardam todos os documentos, todos os desenhos, os temas técnicos e eles, e todos eles podem levar isso para um próximo projeto e são como lições aprendidas para eles. Eu acho que é um bom exemplo das possibilidades da colaboração intercultural.

O quarto P é Promote, é sempre importante promover o trabalho em conjunto, sempre é importante que a empresa tenha certas ações para que as pessoas sintam que podem trabalhar em conjunto, como atividades, uma noite de futebol, happy hour, essas coisas pequenas que ajudam muito e tem um resultado bastante grande no outcome, no resultado do projeto.

E o último P é Patience, é muito importante ter paciência com os parceiros porque sempre vai ter conflitos quando você trabalha com outras pessoas, então a paciência é muito importante para lograr a sinergia, para lograr os resultados da colaboração.

Muito obrigada, Karen!

Obrigada.

karen3_telafinal

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!