Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Os cinco principais desafios na educação corporativa

Olá, estou aqui com a Profa. Marisa Eboli para falar sobre desafios na Educação Corporativa. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Profa. Marisa, na sua pesquisa quais foram os principais desafios encontrados?

Os principais desafios foram cinco: atuação estratégica, a importância do reconhecimento pela organização do sistema de educação corporativa, avaliação e mensuração de resultados, restrição orçamentária e a promoção do autoconhecimento dos colaboradores.

Agora, é interessante destacarmos que quando pensamos na atuação estratégica, ela é a razão de ser de um sistema de educação corporativa. E, a razão de ser da educação corporativa, que é a atuação estratégica e desenvolvimento de competências, ela está intimamente ligada com o impacto nos resultados. Então, mais uma vez, este tipo de desafio é ao mesmo tempo também um pré-requisito de um bom sistema de educação corporativa.

De certa forma, eles estão bem envolvidos, porque se você não possui atuação estratégica, você não vai ter resultados; se você não tiver resultados, não tem como mensurar.

Não tem como mensurar. Então, tanto que a avaliação e mensuração de resultados apareceu como uma tendência e como um desafio. Atuação estratégica apareceu como um desafio e a questão da aprendizagem sistêmica apareceu como uma tendência. Então, percebemos que tem questões de tendência e de desafio que acabam se mesclando.

E, de novo, e para superar estes desafios, o que a organização deveria fazer?

Então, quando eu vejo estas questões muito relacionadas e se misturando, questões de tendências e desafios, eu vejo um ponto que é fundamental que é o engajamento da liderança. Sem engajamento da liderança não tem como ter atuação estratégica. Sem engajamento da liderança, como você vai promover o reconhecimento da importância do sistema de educação corporativa na organização? É impossível. Sem engajamento da liderança, como promover o autoconhecimento nas equipes? É fundamental. São as lideranças que gerenciam os orçamentos. Então, para você superar a questão da restrição orçamentária, é fundamental engajá-las. E a questão também da avaliação e mensuração dos resultados. É fundamental ter o engajamento das lideranças, ter esta aprendizagem sistêmica, este olhar estratégico, para justamente saber o que é importante mensurar, como mensurar, para saber qual vai ser o impacto no negócio.

Sintetizando, engajamento das lideranças é fundamental para superar estes principais desafios e ao mesmo tempo integrar e incorporar as principais tendências de educação corporativa.

Muito obrigado!

Eu é que agradeço!

A Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa, edição 2015, foi realizada pela FIA, patrocinada por Hospital Albert Einstein, Unibrad (Universidade Corporativa Bradesco), Cacau Show, Caixa, GE e Itaú e contou com o apoio do Banco do Brasil.

EntrevistaMarisa02-02

Leia outros posts

  • Danúbia Carolina

    Um grande problema realmente enfrentado por algumas empresas é o desconhecimento do real papel da Educação Corporativa.
    Algumas ainda acreditam que capacitar é “perda de tempo” uma vez em que normalmente há a necessidade de dedicação para o aprendizado.
    Cabe ao responsável pela Gestão do Conhecimento proporcionar estratégias funcionais para que as informações circulem, e sejam retroalimentadas neste processo. Ações como Webinares, Foruns, Chats, Eventos Técnicos, Gamifications virtualizados e presenciais, são formas inteligentes que envolver os participantes, e ainda possibilitar o acompanhamento de indicadores.
    O Educador Corporativo deverá se atentar para estes indicadores,fazendo seu acompanhamento e criando novas estratégias atrelados aos negócios da organização, apresentando os impactos de cada ação nos resultados da empresa.
    É uma tarefa árdua, que demanda amor pelo processo educativo, e fé na realização de um trabalho que pode mudar o rumo da vida dos profissionais assim como das organizações.

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!