Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Por que seu sistema de educação corporativa não traz resultados?

Você anda se perguntando o porquê do seu sistema de educação corporativa não trazer resultados? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Entre outros fatores, um sistema de educação corporativa deve ter um equilíbrio entre três pilares essenciais: Resultados do negócio, Experiência dos aprendizes e Gestão dos processos educacionais.

Quando não temos neste tripé os resultados do negócio, temos o tradicional centro de treinamento e desenvolvimento, que realiza diversas ações de capacitação focando apenas nos indivíduos e sem saber ao certo qual sua contribuição no cumprimento dos desafios estratégicos e na promoção de competências críticas ao negócio. Nesta condição, estão as organizações nas quais o RH não é considerado estratégico, onde os líderes não se envolvem nos temas de desenvolvimento, tampouco investem nestes tipos de ações. A visão em relação ao assunto é: “Capacitação é um mal necessário”.

O mapeamento das competências da organização e dos indivíduos, o alinhamento estratégico e o planejamento dos resultados esperados, bem como sua respectiva avaliação, são elementos-chave que não podem faltar neste pé.

Quando não temos neste tripé a experiência dos aprendizes, temos universidades corporativas bem formuladas no conceito, entretanto que geralmente pecam em proporcionar a aprendizagem, pois focam no conteúdo e acreditam que sua mera entrega garante a aprendizagem e o desenvolvimento de competências. Em geral, temos neste grupo as organizações que conseguiram alinhar seu sistema para cima, ou seja, para o negócio, entretanto esqueceram de enxergar as pessoas que participaram deste processo. A visão da organização é: “Aqui está o conteúdo”.

Alguns elementos críticos a serem considerados aqui são o diagnóstico profundo do público-alvo, o desenho da experiência completa de aprendizagem, o acompanhamento e suporte ao desenvolvimento e o aprimoramento contínuo das soluções educacionais.

Quando não temos a Gestão dos processos educacionais, podemos até ter compartilhamento de conhecimento informais, entretanto são muito ineficientes, soltos e esporádicos. Neste grupo temos as organizações que cresceram rapidamente e ainda não perceberam que são grandes e que precisam gerenciar melhor seu capital intelectual, ou são aquelas excessivamente informais. A típica visão aqui é: “As pessoas se viram para aprender”.

Aqui, é preciso padronizar processos, legitimar conhecimentos, gerir ações e recursos educacionais.

Depois de percorrer os três elementos que compõem o tripé da educação corporativa, você consegue identificar quais são os que você precisa aprimorar? Qual é a visão da sua organização em relação ao assunto? Preparamos um breve quiz logo abaixo para promover seu autoconhecimento.

Aproveite e assine o Espresso3 e participe deste fórum de discussão!

tripe_telafinal

Quiz – Tripé da Educação Corporativa

Este quiz está relacionado ao vídeo “Por que seu sistema de educação corporativa não traz resultados?”

Seu preenchimento contribuirá para a compreensão do foco de atuação do seu Sistema de Educação Corporativa, bem como das oportunidades de melhoria. Ao final você receberá uma pequena avaliação que quantificará os resultados em cada um dos pés do tripé.

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!