Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Cacau Show | Entrevista 4 de 5 – A Universidade do Cacau

Olá, estamos aqui na Cacau Show com o Gerson Santos para falar sobre a Universidade do Cacau. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Gerson, conta um pouquinho a história da Universidade do Cacau e a relevância dela para os negócios.

Então, Wagner, a Cacau Show veio em um crescimento muito grande nos últimos anos. Eu vou contar alguns marcos que fazem você visualizar um pouco esse crescimento. Em 2008, a Cacau Show se torna a maior rede de chocolates finos do mundo. Logo depois, em 2010, a gente vem com uma relevância nacional e a gente se torna uma das grandes empresas de número de franquias, então a gente chega a marca de 1.000 lojas. E, agora em 2015, a gente vem com a marca de 2.000 lojas. Ou seja, em 5 anos, a gente cresceu bastante. E, pensando já nisso, um pouquinho atrás, em 2012, no finalzinho do ano, a gente lança a universidade corporativa para acompanhar todo este crescimento da Cacau Show e para também trazer estes diferenciais culturais que promoveram a Cacau que a gente tem hoje.

E como ela está estruturada hoje?

Hoje, a universidade conta com 4 escolas. Então, pensando em como a gente iria apoiar, a gente estruturou em 4 escolas. A primeira delas é a Escola de Formação Básica, nela qual é o nosso principal intuito? É eu promover esta questão cultural da Cacau Show, estes traços culturais e também é a escola que eu acolho este novo colaborador e desenvolvo em alguns cargos específicos. Então, em alguns cargos, eu tenho uma trilha maior. Então, quem faz parte desta escola? Todos os nossos colaboradores que entram na Cacau Show. A partir de entrar na Cacau, vem para ter todo um acompanhamento por meio de trilhas para alavancar esta questão cultural e todos os traços da Cacau. A segunda escola é a nossa Escola de Especialização. Então, também com este crescimento, a gente cresce, por exemplo, em nosso parque industrial, com novas tecnologias. Como eu acompanho isso? Desenvolvendo as competências técnicas e também as nossas competências comportamentais. A gente fez um trabalho e fez uma releitura destas competências e hoje a gente tem o grande desafio que todas as pessoas da Cacau Show, todos os nosso colaboradores tenham estas competências muito bem vivenciadas e visualizadas lá por meio dos comportamentos.

E qual é a terceira escola?

A terceira escola é a Escola de Liderança. Esta escola como o próprio nome diz, a gente trabalha com o desenvolvimento dos nossos líderes. E, não só das pessoas que estão agora o cargo de liderança, mas também, a partir de 2016, a gente vai trabalhar com quem deseja e quem a gente prevê que vai ser um futuro líder da Cacau Show. Até chegar, dentro desta trilha, em um último estágio que é o estágio de uma liderança executiva. Estes profissionais, justamente diretores e alguns gerentes, são as pessoas responsáveis pela estratégia da Cacau. Então, dentro desta trilha, a gente tem muito conteúdo estratégico que vai fazer que a Cacau Show cresça cada vez mais no mercado.

E qual que é a última escola, a quarta?

A última escola é a Escola de Negócios. O que a gente tem dentro desta Escola de Negócios? A gente tem todo o conteúdo de varejo e de franchising. Então todas as pessoas que têm um vínculo com esta escola, tanto interno, aqui as nossas pessoas internas que trabalham em conjunto com a nossa loja, com este negócio varejo, eles estão envolvidos nesta escola. Além disso, a gente tem um público-alvo que é o nosso franqueado e o próprio profissional que trabalha com o franqueado que a gente chama de consultor show. Todo este público passa por toda uma formação muito específica. Este público de franqueado tem toda uma trilha especial para eles e a gente acompanha também o desenvolvimento destes profissionais para fazer a diferença para nosso consumidor.

Legal, Gerson, muito obrigado!

Cacau Show4-01-01(1)

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!