Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Parker |2 de 6| – Desenvolvimento de líderes

Olá, estou aqui com Marcelo Madarász, Diretor de Recursos Humanos da Parker, e agora vamos falar sobre desenvolvimento de líderes. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Marcelo, como a Parker desenvolve seus líderes?

Primeiro permitindo uma parada e um momento de reflexão. Você se conhece? Como você opera? Quais são os seus conjuntos de valores, princípios e aquilo que é importante para você?

Então, a partir do momento em que o líder pode parar e se conhecer melhor, ele vai ter clareza de quais pontos que ele tem que funcionam muito bem e aqueles que demandam um pouco de atenção, porque não estão muito adequados na própria dinâmica com os colaboradores.

Então, em primeiro lugar um processo de autoconhecimento. Segundo um convite e uma reflexão de quanto que você tem desejo de evoluir como pessoa e como líder para que você possa se colocar a serviço da organização. Então, depois dessa reflexão na qual ele tem clareza de pontos de evolução, nós vamos poder dar não só um conjunto de elementos que melhorem seu repertório, e aí pode passar também por uma necessidade técnica. Então eu posso ser um líder que, por exemplo, em uma empresa que privilegia a leitura estratégica dos indicadores, talvez eu não tenha um conhecimento sistêmico adequado da leitura financeira desses indicadores, por exemplo.

Eu tanto posso prover o desenvolvimento de competências técnicas quanto aquelas que são relacionadas à dinâmica interpessoal. Então, a necessidade é você desenvolver esse líder de uma maneira mais integral, de uma maneira mais holística e de uma maneira que para ele faça sentido. Por isso a necessidade de autoconhecimento é muito grande.

E na prática como o ocorre este processo?

Nós criamos um movimento chamado “Jornada de Aprendizagem”. O desejo da Parker é de que ela venha a ser uma learning organization. Então é uma empresa que aprende e ensina o tempo todo porque encontra-se na necessidade de uma evolução contínua e permanente.

Então, nós criamos um ritual de encontros, às vezes restrito à alta liderança, mas no momento seguinte cascateando e envolvendo todos os líderes da empresa. Esse learning journey também permite a troca entre os líderes. O líder de uma divisão trocando experiências com outro, e essa dinâmica é muito rica, porque ela é mais completa e vai envolver a dinâmica de você se conhecer, entender como você opera e como você pode melhorar a sua relação com os colaboradores.

E quando ela chega ao fim?

Nunca. Porque quando você tem clareza de que o seu propósito de vida é um tema absolutamente fundamental para você se guiar esse propósito nunca deixa de ser evoluído. Então você vai ter novos desafios, o cenário muda, entra um componente novo, entra um obstáculo novo e isso é infinito.

Muito obrigado!

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!