Série Roberto Dumani |6 de 6| – Sustentabilidade nas organizações

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Olá! Estou aqui com Roberto Dumani, executivo de RH, para falar sobre sustentabilidade nas organizações. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Dumani, como você enxerga a sustentabilidade nas organizações?

Estamos finalizando a segunda década do século 21. Então, acho que o escopo de sustentabilidade hoje, e vemos isso na literatura, vemos em várias empresas que já vem praticando, ele evoluiu de um pilar que olhava única e exclusivamente os aspectos financeiros da organização – se ela dá lucro, se ela cresce no share de mercado, se o faturamento cresce -, e acrescentou outros dois pilares bastante importantes.

O pilar de como ela quer se relacionar com a sociedade, seus clientes, seus fornecedores, a sociedade como um todo, e como ela quer lidar com a sua pegada de carbono, que é o terceiro pilar. Eu vejo que em geral as organizações trabalham muito focadas no primeiro pilar, que é o pilar mais tradicional de saúde financeira da organização, mas também tem vários outros exemplos no mercado de organizações que já vem trabalhando, já estão atingindo um estágio bastante interessante de maturidade no segundo e no terceiro pilar, no pilar de como ela se relaciona, que valor ela entrega para a sociedade como um todo e que papel ela quer exercer em relação ao uso sustentável dos recursos naturais.

Dumani, qual é o papel do RH estratégico na busca da sustentabilidade organizacional?

É um papel fundamental. O RH pode contribuir fomentado a discussão na organização sobre qual é o papel que a organização quer ter em relação aos outros dois pilares. A organização quer ter um papel protagonista? Ela quer ter um papel mais burocrático? Quer ter um papel que atenda aos requisitos mínimos e legais? Eu acho que fomentar essa discussão, até criar uma visão compartilhada é uma contribuição bastante relevante que o RH pode fazer. E uma vez construída essa visão compartilhada, tem uma segunda contribuição bastante relevante que o RH pode fazer que é de como materializar essa visão, como torná-la verdadeira, engajando a organização, a liderança e os acionistas.

Ok, muito obrigado.

Obrigado você.

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