Wagner Cassimiro
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Série Sicoob | 1 de 3 | Alinhamento estratégico do Sicoob Universidade

Olá! Estou aqui com a Tatiana Matos, Superintendente Educacional do Sicoob, para falar sobre educação corporativa no Sicoob. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Tatiana, antes de tudo, o que é o cooperativismo de crédito?

Wagner, o cooperativismo de crédito é uma organização de pessoas que se unem em prol de um objetivo comum, que tem necessidades comuns. Eles se unem por meio de um modelo associativo de negócio sempre buscando produtos e serviços financeiros que sejam vantajosos para esse grupo. E o Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil. Nós somos a sexta maior rede de atendimento no sistema financeiro nacional, estamos presentes em todo o território nacional e somos compostos por 480 cooperativas singulares. Além das cooperativas singulares, elas se organizam em 16 cooperativas centrais. Essas cooperativas centrais organizam e definem o que seria uma confederação de cooperativas de crédito, que é o Sicoob Confederação, que faz todo o atendimento, regulação, padronização de toda essa realidade no Sicoob. E além disso, nós temos em nossa estrutura organizacional um banco cooperativo, que é o Bancoob com algumas empresas coligadas, que dão todo o suporte para a realização dos nossos produtos e serviços financeiros. Hoje o Sicoob conta com mais de 3 milhões e 400 mil cooperados. Nós tivemos um crescimento muito grande nesses últimos 5 anos, o que demonstra, realmente, que todo o nosso processo em termos de investimento em tecnologia, de investimento nas pessoas, de investimento em novos produtos e serviços realmente vêm dando certo.

Tatiana, qual é a ligação entre o planejamento estratégico do Sicoob e o Sicoob Universidade?

Então, Wagner, a visão de futuro do Sicoob é de ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos nossos associados. Desta forma a universidade foi criada com a missão de suportar essa visão de futuro, para garantir que todos nossos empregados coloquem em prática a visão de futuro do Sicoob, conhecendo todo o portfólio de produtos e serviços, sabendo comercializá-los de uma forma coerente. E além de suportar a visão de futuro do Sicoob, a nossa missão é viabilizar toda a integração do sistema, a expansão dos negócios e a perpetuação dos valores do cooperativismo. Então, é fundamental que saibamos que, para que tenhamos o link entre educação corporativa e o planejamento estratégico, precisamos dar clareza para todos nossos mais de 34 mil empregados do que nós esperamos deles enquanto empresa. Por isso a necessidade da nossa missão na universidade está intimamente ligada à visão de futuro do nosso Sicoob.

E como está organizada a universidade corporativa?

São quatro grandes escolas. Essas escolas funcionam como grandes pilares que identificam o que nós esperamos em termos de desenvolvimento de público e desenvolvimento de objetivo específico de capacitação. Então, temos a escola de Liderança e governança, que tem como objetivo desenvolver todos nossos executivos, que são superintendentes, gerentes e supervisores, e, além disso, ter um foco grande no processo de governança, no desenvolvimento do nosso sistema de governança. Na realidade do Sicoob, o sistema de governança é todo formado por conselheiros de administração, conselheiros fiscais e diretores. Então, a escola de liderança e governança vem especificamente para trabalhar este público e conseguir criar uma identidade de gestão, uma identidade gerencial.

Além disso, temos a escola de Cooperativismo, cultura e cidadania, que traz toda a essência do que o Sicoob é. Então, na escola que chamamos de 3Cs (cooperativismo, cultura e cidadania), informamos para o nosso empregado o que é o cooperativismo, qual é a diferença entre uma empresa e uma cooperativa, o que ele ganha fazendo parte desse sistema, enfim, e como, de fato, colocar a cooperação em prática, entender o que é trabalhar em termos de identidade, comportamento, padrões éticos, para fazer parte do nosso sistema.

A terceira escola é a escola de Negócios. Na escola de negócios precisamos deixar explícito qual é o nosso portfólio de produtos e serviços, quais são as nossas formas de comercialização de todo esse portfólio de produtos e serviços, para que tenhamos um foco no atendimento padronizado, no atendimento de maior qualidade possível em relação ao atendimento ao nosso cooperado, que é dono disso tudo, nossa principal e única razão de existir.

E na nossa última escola, que é a quarta escola, é a de Excelência operacional. Já na escola de excelência operacional deixamos muito claro o que o empregado precisa fazer para compreender melhor as suas atribuições. É uma escola voltada para questões mais normativas, questões voltadas para processos, questões voltadas para a compreensão melhor do meu papel no meu dia a dia no trabalho.

Legal, e Tatiana já falamos dos seus propósitos, da sua organização. E quais são as principais ações em andamento?

Na escola de Liderança e governança estamos com um grande projeto, que é o projeto de certificação de conselheiros. Esse projeto nós fizemos uma parceria com uma empresa externa, é uma certificação mesmo, por meio de uma prova. O nosso conselheiro tem condição de baixar uma apostila digital, estudar essa apostila e a partir daí ter condição de marcar a prova, marcar um momento que ele se sinta mais preparado, mais tranquilo e realizar essa prova.

Então, cada cooperativa tem o seu conselho?

Cada cooperativa tem o seu conselho próprio, tem seu conselho de administração próprio, tem seu conselho fiscal próprio e tem sua diretoria própria.

Entendi.

E a nossa certificação é separada nestas três grandes categorias.

Outro grande projeto na escola de Governa e liderança, é o programa de educação executiva, que nós fechamos parceria com outra empresa externa, que estamos desenvolvendo os nossos executivos numa linha mais tático operacional e tático estratégico.

Já na escola de cooperativismo, cultura e cidadania estamos com alguns projetos prioritários nesse ano de 2016. No cooperativismo, cultura e cidadania estamos trabalhando, basicamente, a formação de multiplicadores internos, precisamos ter um padrão para que consigamos permitir que o nosso empregado fale sobre o que ele conhece de melhor, em termos técnicos, quando ele estiver em sala de aula.

Outro grande projeto da escola é o nosso projeto de educação financeira que estamos fazendo em parceira com o Sescoop Nacional e o Banco Central, que é um projeto para trabalharmos os nossos multiplicadores para chegarem até a sociedade explicando, ajudando os nossos cooperados nesse processo de gestão de finanças pessoais.

Já na escola de excelência operacional, eu destacaria um projeto que na verdade é transversal, que são as nossas trilhas de aprendizagem. As trilhas de aprendizagem foram pensadas para darmos um padrão de desempenho, um padrão de capacitação para todos os nossos empregados.

E na escola de negócios temos alguns projetos prioritários. Esses projetos prioritários, incialmente, precisamos ter um foco no desenvolvimento de consultores de negócios, que está sendo um grande projeto, um projeto que está sendo muito bem visto dentro do Sicoob, gerando grandes desafios, grandes perspectivas, desenvolvimento de gerentes de pontos de atendimento, que são os nossos gerentes de PA, e realmente sempre ter um foco único e principal no maior conhecimento do nosso portfólio de produtos e serviços. Porque o empregado que conhece, de fato, o que ele vende e sabe como fazer essa venda de forma adequada, conseguimos ter certeza de que a comercialização vai ser feita da forma mais eficaz possível. E isso é realmente o que precisamos ter como foco, o melhor atendimento possível para o nosso associado.

Ok, muito obrigado!

Sicoob 01-01

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