Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Suceg – Marcos Guizoni – 2 | 3 – RUASP


Olá! Estou aqui com o delegado geral adjunto da polícia civil de Santa Catariana, Marcos Guizoni, para falar um pouco sobre a RUASP. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Delegado, quais foram as motivações para a criação da RUASP?

Bom Wagner, a sociedade como um todo espera dos órgãos que compõem a secretaria de segurança publica de Santa Catarina uma perfeita integração. A partir desse contexto e deste paradigma nos viemos buscando, a secretaria de segurança pública visa buscar uma integração já no nascedouro de formação dos policiais. E esta rede de interligação de conhecimento das universidades vai proporcionar que haja identificações de pontos em comum entre as atuações e as trocas de conhecimento passam a ter uma fluidez muito maior para que o policial civil, o policial militar, o perito do GP ou o bombeiro hajam integradamente em um único objetivo, que é oferecer à sociedade uma segurança de qualidade.

Você pode contextualizar um pouco a gestão do conhecimento envolvida?

Olha, eu tive a grande oportunidade de passar por três anos na direção da academia da policia civil e percebi que todo o conhecimento lá produzido ficava estanque individualmente nas pessoas que eram formadas lá. Ele não migrava para o administrador, o administrador não tinha este contato. A partir do momento que nós descobrimos e começamos a ter a participação nesta rede há uma definição em que percebemos que as perguntas que fazíamos a resposta se encontra em uma gestão estratégica. Nós temos vários planejamentos, mas é a gestão estratégica que nos falta. E agora nós buscamos trazer para a formação do aluno esta gestão estratégica ao administrador. O administrador tem algum problema, ele pode contar com a academia de polícia para a solução deste problema e vice e versa.

E o que esperar em termos de ações e resultados futuros?

Bom, nosso maior sonho neste momento é uma parceria que vamos desenvolver com a UFSC aqui, com a professora Patrícia de Sá Freire, com relação a implementação de um modelo, de um projeto piloto na academia de polícia civil para transformar ela em uma instituição de ensino com essa visão de gestão estratégica

Muito obrigado!

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!