Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série UniBrad Bradesco | 6 de 6 |Qualidade de vida no trabalho

Olá, estou aqui com a Patrícia Carvalho, Gerente de RH do Bradesco, para falar sobre qualidade de vida no trabalho. Eu sou Wagner Cassimiro e esse é o Espresso3.

Patrícia, por que uma organização deveria investir em qualidade de vida no trabalho?

Hoje, o que as empresas mais querem é a sustentabilidade dos negócios e a sua longevidade. E fica cada dia mais evidente o caminho para se alcançar isso, que é por meio das pessoas. As pessoas se destacam cada vez mais como uma prioridade estratégica nas organizações.

Levando isso em consideração, nós não podemos imaginar uma pessoa dividida sendo a pessoa e o profissional. Você está falando de um ser humano integral, e quando você pensa nesse ser humano é natural supor que as transformações do dia a dia, a vida moderna, leve todo mundo para o nível de agitação que está além do que acontece no trabalho. Tem as questões do trânsito, da criminalidade, da educação dos filhos, das questões financeiras e tudo isso faz com que as pessoas assim, necessitem de um tempo, necessitem trabalhar o seu emocional, necessitem trabalhar questões pessoais, além das profissionais.

Se ele vai para o trabalho e não está com essa questão resolvida o que que acontece? Impacta diretamente no produto final que ele realiza aqui. Estamos falando de baixa produtividade, de desmotivação, desengajamento, enfim uma série de aspectos que levam uma organização a produzir menos.

Se queremos uma pessoa para cima, engajada, motivada, que encante os clientes e que acima de tudo seja produtiva e incremente os negócios, precisamos criar uma condição de trabalho em que ele se sinta melhor. E, muitas vezes as iniciativas de qualidade de vida, de uma forma geral de saúde e bem-estar, corroboram para que a organização alcance esse resultado.

Legal, e pensando aqui no Bradesco, quais são as ações que vocês têm promovido nesse sentido?

A organização Bradesco tem 2 pilares fundamentais quando pensamos em qualidade de vida. Temos uma frente que fala do “Cuidar” e uma outra frente que fala do “Desenvolver”. Por que associamos sempre desenvolver e cuidar à questão de qualidade de vida do bem-estar no trabalho como um todo? A nossa organização é uma organização de carreira, então desde o princípio estimulou e investiu bastante no desenvolvimento. A medida que a pessoa está satisfeita com o seu desenvolvimento, auto-motivada e engajada, de novo não é, você tem uma condição propícia para melhores resultados.

Na contrapartida, quando pensamos no cuidar não tem só o desenvolver, a pessoa precisa também se sentir bem não só em termos de saúde, em termos de segurança, de ambiente de trabalho e de uma série de outros aspectos que a organização pode prover uma condição positiva para que ele se sinta melhor, nós não desassociamos também dentro desses dois pilares a importância do líder nessa gestão de um agente motivador, um agente que pode ser um promotor de saúde no sentido de identificar o que está acontecendo com aquela pessoa e fazer as recomendações, as sugestões do que ele pode utilizar de recurso na organização para aumentar a qualidade de vida.

Nós temos não só as ações de saúde e segurança como um todo e o desenvolvimento, mas temos programas específicos de qualidade de vida. Como por exemplo, gestação saudável, promoção de atividades físicas, incentivo das atividades físicas, recentemente fizemos também o “Comer bem é tudo de bom” uma parceria com a Alelo, nós temos o canal “Ligue e viva bem” que é um recurso que fica disponível para o funcionário quando está em momentos de dificuldade, sejam questões muitas vezes psicológicas, problemas familiares, questões jurídicas, enfim, uma série de ações ele pode fazer o contato para utilizar esse nosso recurso e contar com profissionais especializados que poderão auxiliá-lo, por exemplo na gestão de um desses problemas. Temos ainda a prática de exames médicos periódicos, de uma forma mais regulado que em outras empresas, bastante acima do que a lei recomenda, justamente com o sentido de ter esse tempo de avaliação, cuidando da saúde, fazendo as recomendações por meio desse exame, para que possa haver a prevenção de saúde também. E de uma forma geral essas são as principais iniciativas fora essas que utilizamos do dia a dia de saúde e segurança como um todo, ou de bem-estar.

Muito obrigado.

BRADESCO 6-01

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!