Série Unindústria | 4 de 5 | Engajamento

Compartilhe!

Olá estou aqui com o Marcio Guerra da Unindústria para falar engajamento. Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Marcio, quais os desafios de mobilizar diversos agentes no Brasil inteiro?

Bom Wagner, a comunicação é chave neste processo de engajamento. Os professores, os técnicos e os docentes têm uma dinâmica diária muito intensa, então chamar a atenção para este processo de engajamento por meio da oferta de programas de formação e desenvolvimento de competências é um desafio grande nosso. Mesmo porque nós atuamos nos 26 estados e distrito federal, temos cerca 2.200 unidades, quase 70 mil colaboradores e fazer com que este engajamento ocorra de uma forma natural e que ele se sinta motivado a fazer a educação corporativa é um desafio grande. Por conta disto, nós criamos um primeiro plano de engajamento onde nós estimulamos os regionais, porque, no modelo de atuação em cada regional, temos um representante de educação corporativa que forma a nossa rede. Então, esta rede é responsável pelo engajamento dos colaboradores em cada um dos estados.

Nós estamos criando alguns KPIs, estamos rodando o piloto e medindo a efetividade, onde conseguimos avaliar o nível de engajamento destas regionais nos processos ofertados pela universidade corporativa.

Marcio, há algum programa específico?

Temos sim, Wagner. Temos um piloto rodando já este ano, que é o Programa de Engajamento de Regionais, onde nós elegemos alguns indicadores que buscam medir o grau de engajamento dos colaboradores de cada uma destas regionais. Então, a partir da interação do processo de inscrição nos programas de educação corporativa, nós monitoramos, damos o report para todos as regionais, para que possam fazer gestão diante deste engajamento, atuando na comunicação e no acompanhamento do processo de formação de cada um dos programas. Ao final nós fazemos uma premiação onde são disponibilizados, para as cinco principais regionais melhores ranqueados neste indicador, ações de educação corporativa que são aplicadas localmente, ou seja, são específicas para aquela regional.

A segunda etapa a gente pretende trabalhar também com uma gamificação voltada para o público-alvo de forma a promover o engajamento maior trazendo benefícios para estes colaboradores que estão espalhados pelo Brasil todo.

Legal. Muito obrigado!

guerra-04

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *