Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Vale | 6/6 | Academia de negócios

Olá, estou aqui com a Carla, da Vale, para falar da Academia de Negócios. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Carla, o que é a Academia de Negócios?

A academia é um programa de desenvolvimento focado no público técnico-especialista e em líderes que buscam o conhecimento técnico.

Na estruturação da Universidade Corporativa da Vale, nós tivemos a construção de modelos educacionais. Para este público especificamente nós temos o mapa de desenvolvimento, que nada mais é do que a construção de portfolios de ações educacionais baseadas em competências que são fundamentais para a execução de processos de trabalho. Isso, em uma empresa deste tamanho, gera um catálogo com opções infinitas para um gestor.

A Academia simplificou o processo de construção dos planos individuais de desenvolvimento, que são muito complicados em função dessa variedade enorme de opções, pois os gestores se perdiam muitas vezes. Nós, como RH, não tínhamos a sinergia e a consolidação destas demandas em ofertas que pudesse de fato entregar e atender a todo o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Muito ficava por fazer, porque não conseguíamos montar turmas e acabávamos optando pela compra de vagas.

Hoje, estamos passando por um cenário de restrição de recursos e para nós, obviamente, a compra de vagas acaba sendo uma das últimas opções. Buscamos uma forma de estruturar um programa que fosse forte na comunicação, que fosse alinhado com a alta diretoria e que fosse a reunião de temas que são extremamente relevantes e críticos em relação a uma área, temas que são comuns em termos de necessidade a um grande grupo de empregados, facilitando a implementação. Com isto, ganhamos escala na implementação e conseguimos passar mensagens extremamente estratégicas dentro dos módulos do programa.

E como que o público-alvo reagiu a este programa?

Muito bem! Primeiro os gestores deram um feedback muito positivo, pois eles tiveram o trabalho deles muito facilitado, afinal a academia é composta por dimensões. Dimensão de visão de negócio, que faz com que o empregado, em qualquer área que atue, tenha uma visão ampla dos negócios da Vale, ou seja, isto é extremamente enriquecedor para qualquer função e processo.

Ele encontra na academia um outro módulo de ferramentas de gestão, e aí estamos falando de coisas que qualquer engenheiro, geólogo, analista de qualquer área precisa aqui. Por exemplo, gerenciamento de projetos, gestão de processos, análise de falha, diversas ferramentas de qualidade, alguns itens que são mais comportamentais, que também são necessários para o dia a dia. E, ele vai então encontrar também a parte técnica daquela área. Sempre construímos o desenho da academia por uma estrutura organizacional maior, então temos uma academia que congrega profissionais, por exemplo, de suprimentos, finanças, e tecnologia da informação, porque eles nesta estrutura de hoje, estão dentro de uma mesma unidade.

Encontramos temas comuns, conseguimos fazer o alinhamento com a alta liderança e temos conseguido inclusive, com o apoio do programa de agentes educacionais internos, levar estes conteúdos. Praticamente todos sendo desenvolvidos e multiplicados internamente. É obvio, temos alguns parceiros ainda, precisamos principalmente para algumas áreas, mas temos o objetivo de tornar cada vez mais tanto o desenvolvimento, quanto a própria oferta, internos.

OK, muito obrigado!

Vale 06-01

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!