Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Tradeoffs em projetos de design educacional

Você toma decisões conscientes em projetos de design educacional? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Na gestão de projetos de design educacional temos três elementos essenciais a serem equilibrados: escopo, tempo e recurso.

Escopo é a característica do produto, que seria a ação educacional. Tempo é a duração do projeto para entregar o produto. E, recursos são os recursos humanos e financeiros envolvidos na entrega.

Tradeoff é um termo econômico que pode ser simplesmente explicado como “cada escolha, uma renúncia” porque geralmente os recursos são escassos. Basicamente, na gestão de projetos você terá o desafio de escolher dois deles e abrir mão de um.

Assim, você pode garantir a qualidade da ação educacional a um baixo custo, mas com certeza não sairá no tempo ideal. Você pode garantir esta mesma qualidade da ação educacional em curto prazo, mas você provavelmente gastará muito mais recursos para entregá-lo. E, você pode querer velocidade a um baixo custo, mas com certeza terá que reduzir o escopo, ou não terá uma ação educacional de qualidade.

No Brasil geralmente prepondera esta última opção, pois nossa cultura não valoriza o planejamento. Por isso, tudo é para ontem e precisa ser feito com poucos recursos financeiros e humanos. Desta forma nossas organizações têm dificuldade em obter resultados, pois não se preocupam com a qualidade da entrega das ações educacionais, querem simplesmente entregar e se livrar da tarefa.

Uma solução para lidar com a falta de prazo é começar antes e planejar melhor. Uma solução para a falta de recursos é investir com assertividade e no volume certo. E, uma solução para lidar com o escopo, é negociar sua redução e fasear a entrega para não queimar a qualidade.

Enfim, descubra as restrições fixas do projeto e equilibre as demais variáveis para que o triângulo não desmonte e prejudique a qualidade de seu projeto de design educacional.

Aula-23-01

Leia outros posts

  • Lais Mozer Rafael

    Ótimo vídeo. Sempre muito enriquecedor.

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!