Universidade Monstros – Um exemplo de desdobramento

Compartilhe!

Vocês já assistiram o filme Monstros S.A.? E, a sua continuidade: Universidades Monstros S.A.? Vocês sabiam que eles são um ótimo exemplo para explicar um desdobramento de um sistema de educação corporativa? Bem, eu sou o prof. Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Embora a Universidade Monstros S.A. possa ser considerada como sendo um sistema formal de ensino, pelo fato dela ter apenas uma empresa que contrata seus serviços que é a Monstros S.A., podemos fazer a analogia dela sendo a universidade corporativa da empresa Monstros S.A.

E uma das principais competências desenvolvidas dentro desta escola é a assustabilidade. E esta assustabilidade é composta por algumas capacidades, entre elas:

  • Ter foco na criança: conseguir interpretar qual é o principal medo desta criança e daí partir para a segunda capacidade;
  • Aplicar a técnica correta de susto, ou seja, uma criança que tem aracnofobia, aplicar uma técnica de susto de aranha;
  • Invisibilidade: entrar e sair do quarto sem ser pego; e, por fim,
  • Segurança no trabalho: Toda a preocupação não é pouco, pois todo objeto das crianças é tóxico.

E como desenvolver estas capacidades que formam esta grande competência chamada assustabilidade? Que por sua vez vai suportar e fortalecer a grande competência estratégica da organização [susto] trazendo os resultados [geração de energia]?

Bem, ao longo do filme vocês podem perceber um conjunto de ações chamadas estruturadas, ou seja, onde você tem um professor e um curriculum bem visível, por exemplo, a sala de aula. Em outro momento, você tem várias ações ditas como informais, ou seja, todas aquelas ações que compõem a competição: correr sem ser pego, esconder-se, etc. estão desenvolvendo estas capacidades.

Vocês puderam perceber como a partir da leitura dos resultados esperados pela organização, no caso a geração de energia e também de sua competência estratégica, ou seja, susto, foi possível desdobrarmos esta grande competência estratégica em competências que os indivíduos deveriam ter. A partir de então, fica fácil desenhar soluções educacionais que vão sustentar esta competência dos indivíduos.

Bem, então recomendo que vocês vejam este filme com este novo olhar.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *