O que é Interculturalidade (cross culture)?

Compartilhe!

Olá, estou aqui com a Karen Smits para falar sobre questões culturais na expansão do canal do Panamá. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Antes de tudo, eu queria que você me definisse o que é interculturalidade, ou cross culture?

O mais importante é saber que cultura não é o mesmo que nacionalidade. A cultura é conceito, um tema muito amplo e tem diferentes níveis. Um dos níveis é a nacionalidade sim, mas acho muito importante quando eu falo de cultura, eu falo sobre a cultura da empresa. Todas as empresas têm suas normas, seus valores, suas histórias, suas regras escritas e não escritas. E isso tudo é a cultura de uma empresa. Quando uma empresa trabalha com uma outra empresa é interculturalidade, porque tem diferentes culturas que trabalham em conjunto e para mim isso é interculturalidade.

Legal, agora me conta sua experiência no canal do Panamá.

O canal do Panamá é um projeto muito grande, é um megaprojeto que tem diferentes projetos. Eu foquei somente no projeto que desenha e constrói as esclusas, os compartimentos dentro do canal. Neste projeto trabalhavam quatro empresas, uma de Espanha, outra da Itália, uma da Bélgica e outra do Panamá em conjunto com o dono do projeto, que trabalhou também em conjunto com americanos. Então não só são muitas nacionalidades, mas também tem diferentes organizações, diferentes empresas, que trabalham em conjunto para terminar este projeto.

E você foi lá como pesquisadora…

Sim, eu cheguei como pesquisadora. Estava trabalhando com a Universidade de Amsterdam, que se chama Vrije Universiteit, uma universidade em que eu estava trabalhando como pesquisadora para fazer um doutorado e parte do projeto de doutorado é gravar os dados em um megaprojeto e o megaprojeto era o canal do Panamá.

Somando agora interculturalidade e essa sua experiência no canal do Panamá, quais os aprendizados que você pode concluir?

Tenho um livro cheio de conclusões! Mas, o mais importante é que a colaboração intercultural, a colaboração entre culturas, é muito importante nas empresas e deveria receber mais atenção, tem que estar acima da agenda do gerenciamento de uma empresa, de qualquer do projeto.

Karen, e quais os aprendizados para o gestor do projeto?

O gestor do projeto tem que ter uma mente muito aberta à cultura, a suas práticas, aos processos, às normas e valores que podem ser diferentes da empresa que ele trabalha e dentro do projeto tem diferentes pessoas que tem que trabalhar em conjunto e eles todos têm diferentes aspectos culturais. O gestor do projeto também deveria ajudar as pessoas a conhecer outras pessoas e a se adaptarem entre si.

Obrigado Karen!

De nada!

karen1_telafinal

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *