Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Periscope na Educação Corporativa, como assim?

Você sabe o que é o Periscope? Se sim, você imagina o potencial desse aplicativo na Educação Corporativa? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

O Periscope é um aplicativo gratuito de celular lançado em março de 2015 pelo Twitter. Nele, basicamente cada um pode ter um canal de TV ao vivo via streaming com amplitude mundial e interação em tempo real com sua audiência!

Ao entrar pela primeira vez, sua impressão certamente será a mais bizarra possível! Em minhas experiências me deparei com tudo… Pastores pregando sermões, adolescentes querendo ser populares, jovens cantores tentando fazer sucesso e rádios tentando ser TV… Mas, podemos utilizar a ferramenta para algo produtivo e com finalidade educacional. Afinal, a tecnologia está aí para isso. Faça o uso que quiser!

Eis que no meio dos adolescentes surge um especialista americano de alta tecnologia, Benedict Evans. Finalmente, um cara com finalidade educacional. A cada palestra, ou depoimento, ele ativa seu celular e começa a transmitir ao vivo! São mais de 18 mil seguidores no mundo todo, em 2015!

O legal, é que nesta ferramenta há um botão para ser notificado pelo celular quando seu “canal” começar a transmitir ao vivo. Flagrei em um domingo chuvoso uma cena que me chamou a atenção: Claudinha Leite fazendo testes no Periscope! Não, não era isso que queria dizer. O que me chamou a atenção foi que em menos de 30 segundos havia 1200 fãs assistindo sua transmissão ao vivo! Imaginem quando esta ferramenta se tornar popular!

Com isso, quero dizer que vocês poderão criar canais de educação abertos e ao vivo para quem quiser segui-los! E, muito mais do que isso, há uma opção de criar um canal privado. Vocês têm noção do que isso é capaz de fazer?

Vou dar um exemplo: um gerente comercial precisa atualizar sua força de vendas que está espalhada em todo o Brasil. Difícil, não é? Agora com o Periscope, ele pode criar a rotina de toda segunda-feira, às 8h00 da manhã, falar ao vivo por 5 minutos somente para seus colaboradores, independente se eles estão ainda no caminho para o trabalho! Ele pode dar dicas de vendas, passar as novas características dos produtos, comunicar novas metas, compartilhar casos de sucesso e muito mais! Ah, e se a pessoa perder, ela ainda pode ver o repeteco gravado! Isso sim que é mobile learning de verdade.

Passando a régua nesta tecnologia, temos:

Prós: Transmissão ao vivo para o mundo; Possibilidade de criar canais restritos mediante convite; Gravação para assistir depois; e muito importante: de graça!

Contras: Pode possibilitar a dispersão das pessoas no trabalho; Transmissão indevida: afinal, cada um pode querer ser um canal de besteiras no horário de expediente; Interação com a audiência conturbada; Alta dependência de wi-fi por conta do streaming pesado; Falta de recursos simples, como mostrar um quadro, por exemplo. É, você precisa pegar a folha e mostrar; e, por fim, Transmissão ao vivo não tem edição. Cuidado!

Qualquer tecnologia pode ser relevante conforme o uso que você fizer da ferramenta. Algumas dicas finais para quem quiser implementar: 1) Verifique a adesão do seu público-alvo. 2) Não se esqueça de preparar as pessoas, tecnicamente e comportalmente, para este novo ambiente. 3) dê condições de acesso. 4) É importante fazer uma análise profunda de como o conteúdo e a linguagem serão adaptados para esta mídia. 5) Planeje muito bem antes de transmitir. 6) Pense no fuso horário. 7) Faça um piloto antes de cair de cabeça!

Também estamos fazendo testes no Periscope, siga-nos em @WagnerTC com “enviar notificação ativado” e seja avisado de nossos experimentos ao vivo!

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!