Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Cacau Show | Entrevista 5 de 5 – Desenvolvimento de Franqueados

Olá, estamos aqui na Cacau Show com o Gerson Santos para falar sobre desenvolvimento de franqueados. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Gerson, a Universidade do Cacau tem uma escola de negócios e nela vocês atendem um público específico que é o franqueado. Quem é o franqueado?

Quem é o franqueado? Eu vou contar um pouco sobre o sistema de franchising. Então, a Cacau Show fornece nossa marca por meio de um sistema de franchising, uma marca, todo um conhecimento, todo um know how que você precisa para um pequeno empresário montar uma loja. Então, este é um dos nossos negócios, a gente tem a fábrica e também tem este sistema de franchising. E quem é este franqueado? Como você me perguntou. É alguém que algum tempo atrás acreditou num sonho. Então quem está com a gente mais antigo é que acreditou no sonho da Cacau Show. E, hoje, é quem vem buscar uma marca consolidada no mercado e que quer ter esta segurança de abrir o seu próprio negócio e ter todo um aparato, um conhecimento, de uma empresa que está aí que é a maior rede de chocolates finos do mundo. Então, você tem esta segurança e é alguém aí que vai representar a gente para o nosso consumidor.

Aproveitando este gancho, por que é tão importante formar e desenvolver o franqueado?

Primeiramente, porque ele tem um vínculo direto com o consumidor da Cacau Show. Ele tem uma relevância importante para o nosso negócio. Segundo, porque a gente tem que transferir este know how para eles em termos de gestão. Então, como eu deixo cada loja do Brasil padronizada, que ela chegue nos seus resultados e que ela tenha profissionais que atendam bem. Como eu faço tudo dentro de uma dinâmica de um Brasil tão grande. Então, eu preciso desenvolver essas pessoas desde o início para que elas tenham esta expertise e que isso seja levada para todas as nossas lojas do Brasil.

De certa forma, manter o padrão de qualidade da marca…

Com certeza…

No atendimento.

O atendimento, o padrão de qualidade… tudo isso a gente dá o suporte. A gente tem o Programa de Excelência do Franqueado e por meio da educação dá o suporte para que isso aconteça lá na ponta.

E é tanto para o franqueado, quanto para os seus colaboradores?

Sim, que a gente chama de consultor show. O franqueado e o consultor show, eles têm toda uma programação para o seu desenvolvimento na Cacau.

E como que se dá este processo de desenvolvimento e formação?

Então, como ele tem um vínculo muito forte com a estratégia, ele está desde o início. Então a gente tem uma trilha inicial de formação do franqueado. Para o franqueado é presencial. Então, o franqueado do Brasil inteiro, ele vem para cá, para nossa universidade corporativa, aqui na fábrica, em Itapevi. E, ele passa por uma capacitação de aproximadamente 11 dias. Na qual, ele tem conteúdo que ele escuta franqueado, então a gente chama franqueado para vir conversar com ele. A gente pede para eles irem na loja. Então tem um dia, que a gente chama de “Pé na Loja”, eles ficam lá para vivenciar isso, o conteúdo que eles veem em sala. E ele passa por todo o aparato, desde a gestão até a liderança. Então, a gente tem um programa bem completo e finaliza com uma bela de uma formatura. Com algumas surpresas que eu não posso contar, senão estraga a surpresa para quem quer ser!

Provavelmente, envolve chocolate!

Envolve chocolate, envolve música, envolve surpresa, que isso também é um dos traços culturais da Cacau Show. O consultor show, como eles estão espalhados no Brasil inteiro, a gente trabalha com ensino a distância. Então, eles têm uma trilha de aproximadamente 17 cursos de ensino a distância que eles têm que realizar nos primeiros 3 meses que eles estão na loja. Então para garantir que o atendimento, principalmente, seja um atendimento coerente com o que a gente prega, que é ser especialista em chocolate.

E, isso acontece? Tem Sucesso?

Tem sucesso. A gente tem um case muito legal, porque em geral          quando se fala em ensino a distância as pessoas não gostam muito de fazer. Então, por ter um vínculo muito próximo da estratégia, a gente tem um Programa de Excelência do Franqueado, e lá dentro a gente tem questões específicas para o desenvolvimento das pessoas. E uma delas, eles avaliam se o franqueado durante os 3 meses tem todo o time dele realizando a trilha inicial deste consultor show. E a gente tem 92% de pessoas, dentro de todo o grupo da Cacau Show, que realizam esta trilha inicial. Então é um marco, um número bem gratificante para gente que trabalha com ensino a distância.

Parabéns e muito obrigado por compartilhar este caso com a gente!

Muito obrigado!

Cacau Show - Desenvolvimento de Franqueados

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!