Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Fiocruz | 3/6 | Competências essenciais dos gestores de educação corporativa

Olá, estou aqui com a Carla da Fiocruz para falar sobre competências essenciais dos gestores de educação corporativa. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Carla, como foram definidas as competências das pessoas que vão trabalhar na Escola Corporativa?

Wagner, as competências foram definidas na fase de elaboração do projeto. Nós definimos um objetivo para esta Escola, as premissas pelas quais vamos nos guiar, um modelo tecnológico, um modelo de gestão do conhecimento, um modelo pedagógico. Então, as competências foram definidas olhando para todos estes direcionadores, vamos dizer assim, e na verdade pensamos: quais são os conhecimentos críticos importantes para que nós consigamos que esta escola funcione com base nestes modelos que foram definidos?

Carla, quais são estas competências?

Gestão de pessoas, gestão do conhecimento, tecnologias educacionais, educação, planejamento estratégico e gestão da comunicação. Estas são as competências essenciais para todos os trabalhadores da Escola Corporativa Fiocruz, em maior, ou menor nível, dependendo da área de negócio onde a pessoa atua na Escola.

E como vocês procuram desenvolver estas competências?

Então, para cada área de negócio, nós definimos o nível destas competências e estamos buscando agregar pessoas à equipe que já tenham em algum nível esta competência desenvolvida, e quando a pessoa não tem a competência desenvolvida, nós planejamos, tem um plano, para desenvolver estas competências de diferentes formas. Então, por exemplo, podemos através de um curso, montamos também alguns grupos de estudos relacionados, porque às vezes uma pessoa da equipe já tem um conhecimento maior em algum tema, então um grupo de estudo funciona, porque ela pode coordenar e ampliar, enfim disseminar este conhecimento para as demais pessoas do grupo. Fizemos e temos feito muito benchmarking. Enfim, participar das ações oferecidas no mercado e muitas também dentro da própria Fiocruz. Muitas parcerias na questão da tecnologia, por exemplo, tivemos muita aproximação na própria Fiocruz com pessoas que já trabalham com a questão do AVA, do Ambiente Virtual de Aprendizagem, dos repositórios e que podem de alguma maneira passar este aprendizado e contribuir com a formação da equipe da Escola Corporativa.

Legal, muito obrigado!

fiocruz 3

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!