Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Guilherme Marback |1 de 3| – Valores da cultura nacional

Olá estou aqui com o Guilherme Marback, um especialista em cultura organizacional, para falar sobre valores da cultura nacional. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3!

Guilherme, qual a importância de conhecer os valores de uma cultura nacional?

Veja, a partir da tomada de consciência, especialmente por parte dos governantes, de quais são os valores da cultura nacional, o que é aquilo que o povo valoriza e que os valores sempre partem, na realidade, das suas necessidades, conhecer isto na perspectiva dos governantes significa você apontar as políticas públicas para alguma coisa que venha a atender estas necessidades. Portanto, reconhecer estes valores.

Na perspectiva do cidadão, é tomar a consciência de para onde ele está apontando seus esforços, para onde ele está apontando sua atenção para ver se isto está congruente com aquilo que efetivamente são os seus mais íntimos e reais desejos.

E você poderia contar um pouco sobre o instrumento que levanta e mensura estes valores?

Muito bom. A fundamentação deste processo vem de uma teoria do Richard Barrett que, inspirado na pirâmide das necessidades de Maslow, ele desenhou o modelo dos sete níveis de consciência. Ele extrapola os cinco níveis de necessidade de Maslow para sete níveis de consciência e a pesquisa localiza como estão distribuídos os valores das pessoas nestes níveis. Partindo do nível de sobrevivência, depois relacionamento, depois o nível de autoestima. Transformação, passado os níveis que são os níveis do ego, transformação para os níveis da alma, que são coesão interna, coesão externa, ou seja, aliança com quem mais ou menos compartilha daquele seu propósito já identificado no nível cinco, para você viver pelo propósito que é o nível sete, o nível do serviço.

Então quando se faz a pesquisa, pergunta-se ao cidadão que valores ele tem como indivíduo, localiza na cultura atual e deseja para o futuro. A distribuição destes valores por estes níveis traz uma informação muito rica de onde está localizada a atenção do indivíduo, onde está localizada a necessidade do indivíduo, se nas questões mais básicas, ou se nas questões mais espirituais, mais da alma, digamos assim.

A interpretação de como está esta distribuição e como está este nível de alinhamento entre valores pessoais encontrados na cultura atual e na cultura deseja é o que nos permite formular, com base nisso, políticas públicas e que nível de atenção vai ser dado, para onde vai dirigir os esforços para o desenvolvimento da sociedade.

Entendi. Você poderia dar alguns exemplos?

Olha, em 2010 foi feita uma pesquisa de valores do Brasil. Ela localizou onde estão os valores do brasileiro nos seus níveis de consciência. Ela localiza que tem uma atenção muito grande, uma necessidade muito grande em recursos, que são recursos básicos do nível um, que é o nível de sobreviência, assim como acontece na Argentina, assim como acontece na Nigéria.

Mas quando você pega o que o brasileiro deseja para o futuro, o que o argentino deseja para o futuro e o que o nigeriano deseja para o futuro, no caso do argentino está muito localizado em cima de valores do nível três, que são valores relacionados com a eficiência, com a melhoria de qualidade, de processos governamentais etc.

No caso do nigeriano aparecem valores muito associados e concentrados no nível cinco, que é o nível de propósito, é o nível de coesão interna.

Já os brasileiros estão todos localizados no nível um que é o nível de sobrevivência. As respostas que aparentemente pudessem ser iguais no caso de Brasil, Argentina e Nigéria, eles são efetivamente diferentes na perspectiva de demandas, necessidades do cidadão.

Quando você observa o resultado da pesquisa, a partir desta perspectiva, você como um governante para o estabelecimento de políticas públicas, isto pode orientar políticas públicas mais direcionadas para efetivamente o que a população espera e deseja.

Interessante, e muito obrigadoE não percam a continuidade desta entrevista no próximo vídeo.

Até mais!

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!