Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Parker |5 de 6| – Engajamento

Olá, estou aqui com Marcelo Madarász, Diretor de Recursos Humanos da Parker, para falar sobre engajamento. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Marcelo, o que leva uma pessoa a ter engajamento?

Muito boa pergunta. A primeira coisa é fazer uma contraposição entre engajamento e retenção. As empresas às vezes falam em “precisamos reter os nossos talentos”. Reter dá uma ideia de aprisionamento. Nós retemos liquido no corpo e isso não é muito bom. Engajamento não.

Engajamento é a partir de uma reflexão sobre o seu propósito. Você pode vivê-lo nesta organização porque tudo que esta empresa quer está alinhado com o que você quer para você. Este casamento permite o verdadeiro engajamento. O engajamento é a partir de um vínculo psicológico entre o colaborador e a organização.

E quando esse casamento não é possível, quando a pessoa ou a organização não tem o propósito que ela possui?

Ajustes são possíveis e nós precisamos adequar um mundo mundano com o mundo mais filosófico. Eu preciso pagar contas, então eu preciso deste trabalho. Dado que eu preciso do trabalho e a organização precisa da minha contribuição, nós podemos fazer acordos e ajustes, mas para isso, o mínimo de afinidade tem que existir.

Quando isto é possível, o que é inclusive um sinal de maturidade, fazer os acordos e os ajustes. E quando isso não for, também é um sinal de maturidade você se permitir ser feliz em outra organização, pois naquela há uma total incompatibilidade do que você quer e deseja e aquilo que a empresa pode oferecer.

E o que a organização pode fazer para atrair e comunicar melhor esta questão de propósito?

Eu acho que em primeiro lugar ela precisa ter clareza do seu conjunto de visão, missão e valores e a partir disto saber qual é o perfil do colaborador que ela quer atrair. Muito provavelmente na própria etapa de seleção existe algo que a pessoa vai sentindo, “por que eu quero muito fazer parte dessa empresa? Porque eu estou totalmente alinhado com a sua missão e o que ela quer em termos de contribuição para a sociedade”.

Muito obrigado.

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!