Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Roberto Dumani |2 de 6| – Desenvolvimento organizacional

Olá! Estou aqui com Roberto Dumani, executivo de RH, para falar sobre desenvolvimento organizacional. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Dumani, o que é o desenvolvimento organizacional?

Acho que o conceito de desenvolvimento organizacional talvez seja até uma evolução do RH estratégico, que são adicionadas a outras questões importantes para área fazer uma contribuição relevante para a organização.

Tem questões como a moldagem da cultura, a definição do perfil da liderança, a definição de perfis profissionais, como deve ser, por exemplo, o perfil da força comercial da organização. Mas há outros territórios que podem ser explorados, por exemplo, a questão da sustentabilidade, a questão da arquitetura de processos da organização, como ela influencia e é influenciada pelos colaboradores, a questão até da inovação, dos projetos.

Se uma empresa entrega um produto é fundamental que cada colaborador esteja preparado para contribuir para essa entrega… a força comercial, o backoffice, o call center, etc. Então, para desenvolvimento organizacional podemos propor um conceito, uma visão, que é de reunir sob essa liderança várias alavancas organizacionais que tem um potencial sinérgico. O processo, a cultura, o perfil da liderança, a questão da sustentabilidade e outros temas, que uma vez reunidos sob a mesma liderança podem gerar bastante valor para a organização.

Entre esses vários elementos que você citou, você poderia pegar um e me descrever como é possível operacionalizar dentro de uma organização?

Vou pegar a questão da cultura, que não é uma questão trivial. Moldar uma cultura tem um pouco de arte, mas tem também ciência, literatura e conceito. É bastante importante usar esses dois elementos, não ficar só na teoria, mas também usar a sensibilidade que se conhece, o que a organização, a cultura atual, consegue absorver de novos elementos dessa moldagem.

Eu vejo que as organizações que conseguiram ser bem-sucedidas na sua abordagem cultural começaram definindo na liderança uma linguagem comum do que é cultura e como conseguimos moldar novas características nesta cultura e eliminar outras características dessa cultura de uma determinada organização.

Ok, muito obrigado.

Obrigado você.

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!