Wagner Cassimiro
View Wagner Cassimiro's profile on LinkedIn

Série Suceg – Andreas Ufer – Mudanças na Aprendizagem Organizacional

Olá! Estou aqui com Andreas Ufer da Science Lab para falar sobre mudanças na aprendizagem organizacional.

Andreas, quais são as mudanças que as organizações estão vivendo hoje?

Acho que estamos vivendo um tempo de mudanças muito rápidas, nós vivemos um impacto muito grande das tecnologias nas organizações, o impacto da mudança de mindset das novas gerações nas organizações, então o que eu percebo é que primeiro, o propósito das organizações está sendo questionado, o papel delas dentro dos sistemas sociais econômicos, e por outro lado a necessidade de se adaptar rapidamente aos diferentes ambientes, a mudança de ambiente econômico, a diferença de ambiente social. Nós percebemos que inovação hoje em dia é uma necessidade, as organizações têm que inovar e têm que inovar cada vez mais para atingir os objetivos sociais reais, objetivos que tragam valor para o coletivo.

E o que isso muda em termos de estruturação e configuração?

Acho que um primeiro ponto é que nós passamos a falar menos de hierarquias e cada vez mais de redes de times dentro das organizações, e por outro lado nós passamos a falar de estruturas e fronteiras organizacionais mais fluidas. Então cada vez menos nós enxergamos que organizações e empresas são estanques, e elas dependem cada vez mais das relações com outros públicos, inclusive com redes de relacionamento, com outras empresas, com outros indivíduos. Nós estamos cada vez mais vendo o trabalho autônomo como uma forma de trabalhar, motorista de Uber, freelancer, estamos vendo uma reinvenção na forma de trabalho.

O que isso muda em termos de aprendizagem organizacional?

Acho que a questão é que quando as empresas olham para a questão da aprendizagem organizacional elas tem que começar a integrar todos estes conceitos. Elas já estão tendo que pensar no aprendizado incluindo as partes interessadas, incluindo fornecedores, incluindo clientes.Elas terão que se ajustar ao perfil de cada pessoa que está dentro do processo de aprendizagem. Falamos muito que são trilhas individuais de aprendizagem que estarão ligadas ao aprendizado organizacional. Não tem mais uma pessoa definindo o que cada um vai aprender, mas a soma de interesses que tem sim uma curadoria para estar alinhada com o interesse organizacional como um todo.

Ok, muito obrigado!

Leia outros posts

Receba nossos Cafezinhos em seu email e também por Whatsapp!

Increva-se!

Nome

E-mail

Telefone

Como conheceu o Espresso3?

 

Inscreva-se!