7 maneiras para engajar os colaboradores na educação corporativa: parte 2

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Você sabe como atrair e sustentar a dedicação dos colaboradores nas ações de educação corporativa? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Continuando nosso cafezinho sobre ações práticas para engajar os colaboradores na aprendizagem, complementamos nesta segunda parte as sete maneiras. Caso tenha perdido o primeiro vídeo, recomendamos que o veja primeiro.

4. Conecte os subsistemas de gestão de pessoas

As motivações do adulto em aprender no ambiente de trabalho se resumem a superar desafios do dia a dia e a obter empregabilidade e crescimento de carreira. Por conta disso, as atividades de aprendizagem devem estar conectadas sobretudo com o sistema de avaliação de desempenho e de carreira.

O resultado da avaliação se materializa em um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que por sua vez deve encontrar correspondentes no portfolio de soluções de aprendizagem. Caso isso não ocorra, é bem provável que este plano irá parar na gaveta.

Da mesma forma, o resultado da aprendizagem deve sustentar decisões de sucessão e carreira, uma vez que o êxito em algumas atividades de aprendizagem serve de pré-requisito para uma pessoa se tornar elegível a vagas internas juntamente com seu desempenho.

É óbvio que as demandas individuais precisam estar conectadas com as demandas organizacionais, caso contrário estaríamos direcionando um desenvolvimento apartado do crescimento da organização

5. Elabore campanhas de comunicação

As pessoas respondem a estímulos que fazem sentido para elas, por isso o envio de mensagens que despertem a atenção delas é primordial para não deixar as ações de educação corporativa despercebidas.

O colaborador pode até não participar por questões de agenda ou por outras prioridades, mas nunca por falta de conhecimento. Precisamos atuar como verdadeiros profissionais de marketing para atrair e mobilizar os colaboradores em nossas ações.

Como recomendações, pontuamos a brevidade, a atratividade e o reforço como diferenciais. Desta forma, o planejamento das campanhas, o saber vender e a persuasão são fatores-chave para o sucesso.

6. Mostre o impacto da aprendizagem

Já que falamos de sucesso… Sucesso atrai sucesso! Então, explore o que as pessoas conseguiram alcançar em termos de resultados concretos por meio das ações de aprendizagem. Retroalimente seu sistema com casos e depoimentos, assim o “efeito manada” irá mobilizar os indecisos e os resistentes.

Em termos práticos grave vídeos, registre e selecione os melhores feedbacks e promova que estas impressões contagiem toda a organização. 

7. Adote a gamificação

Por fim, adote elementos de competição, cooperação, exploração e contação de histórias para tornar a jornada mais empolgante.

Mais do que o aspecto lúdico, a grande contribuição da gamificação é em materializar a evolução em termos menos abstratos do que é aprendizagem e desenvolvimento, obtendo como consequência o engajamento como resposta. Proporciona o esforço e a dedicação dos participantes, seja lá pela busca de pontos, pela obtenção de distintivos por conquistas, ou mesmo por placares e rankings em que todos querem subir de posições.

Para explorar este assunto, temos diversos cafezinhos sobre a gamificação na educação em nosso canal.

Bem, com isso concluímos as ações práticas para promover o engajamento. Esperamos que você possa elencar suas estratégias. Até mais!

Resumo da aula sobre 7 maneiras para engajar os colaboradores na educação corporativa: parte 2

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