Série McDonald’s University |2 de 6| Competências-chave

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Igor, quais são as competências-chave desenvolvidas na McDonald’s University?

Boa tarde, Wagner. Hoje nós temos trabalhado quatro principais competências dentro da universidade corporativa do McDonald’s. E o principal objetivo dessas quatro competências foi separar aquilo que é core competence, ou seja, aquilo que temos que entregar no dia-a-dia, e também um olhar para o futuro, ou seja, para onde essa organização quer caminhar. Então essa divisão das competências hoje está estruturada da seguinte forma: primeiro, Escola de Excelência Operacional, ou seja, foco nas competências operacionais, aquilo que a organização precisa entregar no final do dia, ou seja, produtividade nos restaurantes. Depois que eu já sei operar esse restaurante e lidar com essas competências vamos para um segundo nível, que seriam as competências comportamentais, ou seja, as competências de Liderança. Aí é importante destacar que não é uma competência de liderança somente com o cargo, mas sim liderança de si próprio como profissional e como individuo, então trabalhando as competências organizacionais e que estão relacionadas com esse ato de liderar a si próprio e à sua carreira. Um terceiro nível de competência que hoje nós temos trabalhado são as competências de negócio. E aí a temos tentado facilitar um pouco esse entendimento, ou seja, quais são as competências que fazem parte da cadeia produtiva, da cadeia de valor do McDonald’s, e que hoje agregam valor para área core (?) entregar o seu trabalho. Essa soma dessas 3 competências por si só garantem para nós o resultado hoje, mas com uma visão a longo prazo, que é o que temos buscado também, nasce a quarta escola ou a quarta competência-chave que temos trabalhado hoje, que é de desenvolvimento e inovação, ou seja, se os nossos competidores, se os nossos profissionais hoje, cada vez mais têm requerido um estilo de atuação diferente, um mercado mais agressivo de atuação, o McDonald’s também precisa se posicionar dessa forma, e só desenvolver nessa competência, com esse olhar para o futuro, ou seja, aquilo que vai nos fazer melhorar ainda mais do que já fazemos hojenós atingimos o objetivo dessa escola e dessa competência que hoje eu diria que se não é a mais importante é uma das que entendemos que vai garantir o sucesso da organização nos próximos anos.

Legal. E você poderia dar alguns exemplos das ações educacionais desenvolvidas em cada uma dessas quatro escolas?

Hoje separamos elas desde o operacional até o mais estratégico, então quando pegamos a excelência operacional, essa escola e esse foco dessas competências estão diretamente ligadas à parte técnica, e aí estamos falando de programas para a prática de líderes de restaurantes, prática de lideres de negócio, toda parte de formação dos consultores para manejarem esses restaurantes operacionalmente falando. Quando estamos falando da parte de competências de liderança, tanto as mais básicas, como autoconhecimento, gestão do tempo, mas falando também de liderança tridimensional, liderança avançada, programa de alta direção, dando esse corpo mais rosto para esse corpo diretivo, ou de liderança da organização. Quando estamos falando de negócios, que seria essas competências mais da cadeia de valor, seria como reforçar essas áreas, então podemos citar visão financeira, cadeia produtiva de supply chain, cadeia de desenvolvimento da organização e por último, olhando para a área de desenvolvimento e inovação, tudo o que for relacionado a expansão do nosso mercado ou à inovações que tenhamos feito, isso é traduzido por exemplo hoje em um programa de ensino à distância de real state, ou então de expansão de mercado.

Bacana! Muito obrigado!

Obrigado você.

 

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