Série Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre |1 de 6| – Estratégia e modelo de aprendizagem

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Olá! Estou aqui com a Cynthia Betti, Diretora de RH do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre para falar sobre conexão de estratégia e modelo de aprendizagem. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Cynthia, você pode me contar como funciona a conexão entre os indicadores estratégicos com o modelo de aprendizagem?

Wagner, antes de tudo quero gradecer por estar participando deste programa, e dizer que o Grupo Segurador é uma associação estratégica entre dois grandes acionistas, o Banco do brasil e a Mapfre. E nós temos um modelo de planejamento estratégico muito bem estruturado com a metodologia balanced scorecard, onde nós partimos da missão, visão e valores, que nós chamamos de fundamentos estratégicos, definimos as cinco linhas estratégicas de atuação. E a partir daí, o RH parte dessas linhas estratégicas para poder estruturar todo o seu modelo de aprendizagem. Essas linhas são formadas pelos focos de Gestão técnica, Gestão empresarial, Foco do cliente, Inovação digital e Cultura e gestão de pessoas. A partir daí nós estruturamos todo o plano de desenvolvimento e oferecemos cursos para ajudar a organização a ir em direção à visão de futuro.

Você poderia dar alguns exemplos?

Claro. Por exemplo, Gestão técnica, nós temos o curso da metodologia 6 sigma, que é uma metodologia de melhoria contínua onde nós formamos os nossos colaboradores nos níveis de yellow belt, green belt e black belt para conduzir projetos que tragam melhorias de produtividade para a organização.

Nós temos também cursos de governança corporativa, temos curso de ética, de literatura em que nós colocamos nos nossos executivos numa sala e com base de leitura em uma obra clássica nós discutimos ética, que tem tudo a ver com gestão empresarial. Nós temos também um curso chamado escola de negócios onde os nossos executivos são os professores, junto com uma instituição brasileira. E nós formamos os nossos gestores que fazem parte desse programa em vários módulos, são 10 módulos diferentes, inclusive gestão de pessoas, mas com muito foco técnico e um foco mais estratégico em gestão de negócios também.

Além disso, nós temos uma linha estratégica chamada foco do cliente em que nós preparamos um programa chamado “sentindo na pele” em que colaboradores e executivos vão para a linha de frente e saem em visita em um guincho, vão atender no call center, vão tratar de sinistros para poder sentir na pele a percepção do cliente de como ele está sendo atendido. Dessa forma nós conseguimos melhorar os nossos processos e encantar cada vez mais o nosso cliente.

Cynthia, como vocês mensuram esses resultados?

Nós utilizamos uma metodologia chamada 6 Ds, onde nós partimos da primeira pergunta que é: “Que resultados esse treinamento vai trazer para o negócio? ” A partir do estabelecimento desses resultados, nós acompanhamos se isto está sendo realizado durante todo o programa e principalmente depois do programa na aplicabilidade, na transferência do aprendizado no dia a dia. Então, tem todo um controle da área junto aos gestores e colabores que fizeram o curso, para pegar a efetividade do treinamento.

E qual é a impressão dos executivos e das áreas em relação a essa atuação da aprendizagem?

Nós temos conseguido cada vez mais o patrocínio e o apoio deles porque nós conseguimos mostrar de forma efetiva e prática os resultados. Os nossos executivos são os primeiros a apoiar o nosso plano porque eles são os validadores desse plano no início do ano. Então, por meio da trilha de aprendizado que nós temos, no qual determinamos quais são os desafios para os executivos, gestores e colaboradores dele, ou seja, para a equipe toda, ele valida o que vamos fazer ao longo do ano. Então isso traz um conforto muito grande para a gente de saber que ele está junto.

Ok, muito obrigado!

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