Como aprender mais (e melhor) por podcast?

Compartilhe!


Você explora os podcasts como fonte de aprendizagem e desenvolvimento? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Os podcasts estão cada vez mais populares e o brasileiro tem consumido mais tempo com os fones ligados. Em 2019, a plataforma de streaming Deezer realizou uma pesquisa e identificou que no Brasil o crescimento no consumo foi de 67% no ano. Também, 25% dos ouvintes brasileiros consome mais de uma hora de podcast por dia.

Entretanto, consumir mais não significa compreender melhor. Por isso elencamos sete dicas para você aprender mais por meio do podcast. Vamos lá?

1- Prospecte e organize o que você quer ouvir

O que você gosta? O que você quer aprender? Onde você quer se desenvolver e ficar atualizado? Estas são as perguntas que precisam estar na sua cabeça enquanto busca. 

Recomendamos que separe um tempo para buscar o que pretende ouvir. Avalie o editorial, as avaliações, os comentários e faça pesquisas na internet e o teste da escuta. 

O próximo passo é criar e organizar uma lista do que pretende escutar, inclusive adotando novos apps de podcast, como o Castbox e o Castro. Você pode tanto escutar episódios pontuais, quanto seguir um podcast e ser avisado de novos conteúdos.

2- Encontre o melhor momento

Analise sua rotina e veja quais são as ocasiões em que você poderia ser multitarefa, ou seja, escutar enquanto realiza algo no automático. Em geral, as pessoas consomem o podcast quando estão se locomovendo no transporte, realizando atividades domésticas, cozinhando ou praticando exercícios.

Faça um planejamento semanal e crie o hábito de escutá-los nestas ocasiões organizando sua lista conforme a duração da atividade. Por exemplo, você leva o cachorro para passear e consome 15 minutos, então já deixe episódios com esta duração separados. 

Por fim, sinta-se livre para abandonar e pular episódios sem culpa.

3- Use os recursos do player 

Os botões do player existem para as pessoas ajustarem o consumo ao seu ritmo e sua preferência de aprendizagem. Alguns podem preferir escutar na metade da velocidade para compreender melhor um assunto em outro idioma, já outros podem acelerar a velocidade em 25, 50 ou até mais de 100%. 

O podfasting, assim como é chamada esta prática, permite maior foco e atenção. Porém, tudo em exagero faz mal. Depois de certo ponto, não só a compreensão ficará prejudicada como será pouco divertido.

Assim, recomendamos variar a velocidade. “Rápido” para as coisas triviais ou que você já conhece e “normal” para coisas que despertem o seu interesse e queira ouvir melhor. 

Outros botões negligenciados que precisam ser melhor utilizados é o “voltar” para retomar um ponto perdido, “pular” para cortar trechos que não queira ouvir e a “pausa” para uma interrupção na concentração ou para uma reflexão profunda no assunto e tomar notas, inclusive esta é a próxima dica.

4- Tome notas e vá além da memorização 

Tomar notas é dar destaque para as coisas que pretendemos lembrar, pois o esquecimento é inevitável para a grande maioria das coisas. Porém, mais do que a simples leitura das anotações, fixamos melhor quando nos fazemos perguntas ou nos atribuímos atividades para checar sua compreensão. 

Portanto, quer checar a compreensão de um fluxo de etapas? Tente imaginar uma ação acontecendo. Quer aplicar uma nova técnica? Coloque isso em programação pelas próximas três aplicações. Quer verificar um novo comportamento, reflita sobre sua prática rotineira e se policie constantemente.

5- Aprofunde-se no assunto

O aprendizado obtido não termina quando o podcast acaba, pelo contrário ele está apenas começando. A pesquisa na internet pode não só complementar a compreensão do assunto como também aprofundá-lo.

Além de textos, vídeos e outros podcasts, sugerimos também que busque imagens sobre o assunto para que você visualize infográficos, esquemas, modelos e ideias organizadas em um desenho.

6- Converse sobre o assunto

Outra forma de levar a aprendizagem adiante é por meio da interação social. Então, gostou do episódio? Compartilhe com pessoas que possam curtir também e puxe uma conversa sobre o tema. Alguns podcasts organizam um debate. Por exemplo, o Resumo Cast organiza listas de discussão para que as pessoas possam debater sobre os livros resumidos em cada episódio.

7- Aprenda ou aprimore a escuta em um novo idioma

A produção no idioma português ainda é pequena se comparada a de outros idiomas, além disso o Brasil ainda está no caminho de profissionalizar suas produções. Por isso, dominar um outro idioma – sobretudo o inglês -, abrirá significativamente seu leque de opções e você terá acesso a fontes de altíssima qualidade e vanguarda de conteúdo.

Caso não domine o idioma, isto não é um problema. Há dezenas de podcasts sobre línguas em que você poderá aprender e se aprimorar de graça, além disso a prática da escuta rotineira melhorará a sua curva de aprendizagem.

Animado para explorar podcasts? Então escolha um bem bacana e faça uma experiência! Depois disso, você será mais um ouvinte assíduo! Ah, mas não se esqueça da gente no site e no youtube! Até mais!

Resumo da aula sobre Como aprender mais (e melhor) por podcast?

Compartilhe!

Um comentário sobre “Como aprender mais (e melhor) por podcast?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *