Série ICKM 2023 |7 de 10| Goverança multinível no saneamento básico

Compartilhe!

Olá, voltamos ao ICKM 2023 e agora estou com Luana Pretto, CEO da ONG Trata Brasil. Vamos falar sobre governança multinível no saneamento básico. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Legal, vamos começar pintando um pouco dos desafios do saneamento no Brasil. 

Bom, nós ainda temos 33 milhões de pessoas sem acesso à água no nosso país e 93,3 milhões de pessoas sem acesso à coleta e tratamento de esgoto. A falta de saneamento impacta no desenvolvimento das crianças, impacta na nossa renda como adulto. Porque quando não temos saneamento, temos dificuldade em relação a doenças de veiculação hídrica e isso prejudica todo o desenvolvimento econômico, social de uma cidade, de um estado, ainda do país.

 

E agora vamos direto ao ponto: como que a governança multinível pode trazer soluções para esse cenário?

Bom, a governança multinível visa resolver problemas complexos, que é o caso do saneamento básico. Então quando pensamos na resolução de um problema tão complexo, precisamos ter uma integração entre os mais diversos stakeholders. 

Estamos falando desde ter executivo, legislativo, judiciário ou até mesmo o cidadão, a Dona Maria que vive lá na favela que precisa ser conscientizada e estar integrada nessa política pública de decisão em relação à solução do saneamento.

Então a partir do momento em que entendemos que para um problema complexo precisamos ter uma governança multinível, ou seja, com a integração entre diferentes atores, sejam eles atores públicos ou ainda atores lá da comunidade, atores muitas vezes que entendem que isso é algo que vai mudar a vida deles, conseguimos então pensar em uma solução que vai ser de acordo com cada região, que vai ser de acordo com cada comunidade, ouvindo as pessoas e pensando então numa política pública que dê certo em cada uma das comunidades que são muito diferentes nas diferentes regiões do país.

 

Mobilizar pessoas diferentes com visões diferentes do problema é um grande desafio. Como é que você mobiliza todos esses atores?

Sem dúvida. Mobilizar esses diferentes atores faz parte do desafio. E aí estamos falando, por exemplo, desde ter agentes da comunidade de uma igreja falando sobre a importância do saneamento para a saúde, estamos falando de um grupo de promotores públicos que são que fazem parte de um curso que damos para poder ter a noção da importância do saneamento, estamos falando de pais que entendem que a primeira infância é primordial pro desenvolvimento neurológico dos seus filhos. 

Então essa união de esforços, essa rede que é construída trocando conhecimento e compartilhando soluções para esse problema é realmente o que vai trazer a solução para o saneamento no Brasil.

O saneamento não pode ser decidido por um político lá em Brasília, ele precisa ser decidido pelos diferentes stakeholders engajados nessa causa e vendo a solução acontecer na porta da sua casa.

Muito obrigado.
E para você que acompanha o nosso canal, em breve mais entrevistas do ICKM 2023. Obrigado.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *