Quais são as atribuições da liderança na promoção da cultura de aprendizagem? Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
No livro “Building a learning organization”, a autora Jeanne Meister pontua sete papéis dos líderes na educação corporativa: visionário, patrocinador, controlador, especialista, professor, aprendiz e comunicador.
Em 2021, vinte anos após a sua publicação, o que estamos observando nas organizações que lideram a transformação de suas indústrias é a migração dos sistemas de educação corporativa para a promoção da cultura de aprendizagem.
Em outras palavras, o foco deixou de ser o sistema para os indivíduos, do conteúdo para as experiências de aprendizagem e da centralização para a valorização das inúmeras iniciativas, trazendo a aprendizagem informal e a aprendizagem contínua em destaque.
Naturalmente estes sete papéis precisam ser atualizados e ressignificados para melhor aderência a este novo modelo. A seguir apresentaremos a explicação de cada papel e o nosso entendimento da evolução de cada um.
No conceito tradicional, o “Visionário” era aquele que apontava a direção do sistema em um ambiente mais previsível. Em nossa proposta, o novo papel do líder educador é ser “Ágil”, promovendo ciclos sucessivos de aprendizagem mais dinâmicos e no próprio fluxo do trabalho.
O “Patrocinador” promovia o encorajamento do sistema de educação corporativa mais pautado nos programas estruturados, sendo o recurso financeiro o principal recurso. Agora o “Embaixador” promove a cultura da aprendizagem e as inúmeras formas de se aprender no ambiente de trabalho. O recurso mais importante passou a ser o tempo.
O “Controlador” participava ativamente do controle do sistema, já o “Descentralizador” promove a autonomia e o protagonismo na aprendizagem, corresponsabilizando as pessoas no sucesso e no desenvolvimento.
O “Especialista” idealizava e desenvolvia novos programas, enquanto o “Curador” passa a selecionar especialistas, conteúdos e experiências.
O “Professor” ensinava nos programas, já o líder em seu novo papel atua mais como mentor, coach e sponsor de novos desafios que desenvolvem as pessoas.
O “Aprendiz” mostrava sua vontade de aprender, agora como “Exemplo” passa a inspirar por ser referência nos valores e comportamentos esperados.
O “Comunicador” divulgava e promovia o sistema interna e externamente. Este papel se tornou o de “Conector”, alinhando desenvolvimento ao propósito e aos valores da organização.
Agora que você descobriu como os papéis dos líderes mudam na cultura de aprendizagem, avalie qual é o grau de maturidade na sua organização? Quais os papéis e competências desta nova liderança?
No canal Espresso3 você encontrará diversos recursos para amadurecer esta reflexão e aprimorar o seu modelo e suas práticas. Até mais!