Quer aprender mais do que em cursos e livros? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Sabe aquele projeto complexo que você participou e que lhe deu dor de cabeça, mas que depois de passar por ele você se sentiu maior, mais forte e preparado?
Então, ao longo dele você nem percebeu que estava aprendendo, mas estava! Também ao final você sequer teve o reconhecimento nítido do que aprendeu, mas aprendeu! Agora, parando para pensar, de fato ele contribuiu muito para o seu crescimento profissional e pessoal e nenhuma escola ou livro seria capaz de lhe ensinar esta lição. Isto é aprendizagem invisível!
Aprendizagem invisível é um subproduto de uma outra experiência que gera mudança, assim se aprende sem ter a intenção, a consciência e tampouco a organização da atividade para a aprendizagem. É a maior e melhor fonte de aprendizagem.
O segredo para alavancar sua aprendizagem é extrair o máximo de suas experiências. E para isso, basta desmistificar a caixa preta da aprendizagem invisível e torná-la explícita. Como?
O primeiro passo é mudar a aprendizagem de acidental para intencional, assim você passará a selecionar experiências e oportunidades que o farão atingir os seus objetivos de desenvolvimento. A aprendizagem deixa de ser ao acaso e passa a ser buscada enquanto finalidade.
O segundo passo é mudar a aprendizagem de inconsciente para consciente por meio da reflexão individual e coletiva. Desta forma, você conseguirá explicitar melhor quais são suas dúvidas e dificuldades, onde você está na evolução e por consequência, o que você precisa fazer para completar eventuais lacunas de aprendizagem. Além disso, ajuda você a reconhecer os conhecimentos tácitos.
O terceiro passo é mudar a aprendizagem de informal para estruturada. Aqui não estamos pensando em burocratizar algo que é orgânico e social, mas sim em estabelecer maneiras que potencializarão os resultados e demonstrarão caminhos mais eficientes para você conseguir alcançar o que busca.
Saindo do senso comum de que aprender é ler um livro ou fazer um curso, a aprendizagem invisível pode alavancar a sua aprendizagem. Veja três formas abaixo.
Um, podemos reconhecer pessoas que nos dão bons conselhos e feedbacks e tentar pactuar uma agenda de encontros mais frequente e com uma continuidade nas conversas. Só o fato de você reconhecer esta pessoa como um mentor, por exemplo, fará com que ela se sinta valorizada e passe a prestar mais atenção em você, melhorando consequentemente as contribuições dela.
Dois, podemos quebrar a rotina de trabalho de atividades repetitivas e buscar responsabilidades e projetos que nos exigem mais. Sair da zona de conforto e abraçar desafios é a melhor forma de nos provocar para conseguir um desenvolvimento além do que nossas atuais competências são capazes de entregar. Além disso, a atitude de buscar levantar o patamar faz com que o profissional seja percebido e reconhecido como um diferencial na organização.
Três, podemos tirar da dúvida uma oportunidade de aprender. Desta forma, surgiu algo que não saiba, ou não tem certeza, pare tudo, inclusive no meio de uma reunião ou de uma conversa, e busque no celular ou no computador o que isso significa. Incentivar nossa curiosidade intelectual e conduzir pequenas pesquisas é um hábito essencial para um eterno aprendiz.
Já postamos alguns cafezinhos sobre como aprender mais, entretanto estes textos fazem referência a abordagens cognitivistas tradicionais, no fundo dizem como você pode estudar e memorizar melhor. Exploramos a aprendizagem além do estudo, considerando uma abordagem construtivista que tem como fonte e meio as experiências do dia a dia.
Agora que você já sabe o que é aprendizagem invisível, pense em como você pode tornar o seu dia mais rico. Caso trabalhe com desenvolvimento de talentos, pense em como dinamizar sua cultura de aprendizagem além dos cursos e treinamentos oferecidos! Até mais!