Você sabe o que é um catálogo de educação corporativa? E quais os benefícios de se trabalhar com essa ferramenta? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
A gestão de seu sistema de educação corporativa é feita no “susto”, com demandas definidas ontem e para serem entregues amanhã? Sua operação é ineficiente, com muitas ausências e turmas incompletas? Sua universidade corporativa não é levada a sério na organização? Caso tenha respondido sim para alguma destas três questões, está na hora de começar a trabalhar com mais planejamento e com um ciclo de operação bem definido. E o catálogo anual de educação corporativa é uma contribuição importante para esta mudança.
Em síntese, o catálogo de educação corporativa é um documento que reúne todas as ações educacionais que serão oferecidas pela organização no próximo ciclo. Seu propósito é despertar o interesse e o planejamento da participação das pessoas, uma vez que a comunicação das oportunidades de aprendizagem ocorre com antecedência e de forma organizada.
A seguir, apresentarei sete benefícios para motivá-lo a operar desta forma. E na segunda parte, mostrarei como é composto o catálogo de educação corporativa para facilitar a sua utilização. Vamos lá!
O primeiro benefício é o compartilhamento da decisão de desenvolvimento com as demais áreas e com os próprios colaboradores. Isto contribuirá para a corresponsabilização e para o protagonismo no trabalho.
O segundo benefício é a redução do “no show” (ausências) e das turmas com poucos participantes por conta da melhor programação. Os participantes conseguirão conciliar a dedicação deles na ação educacional frente a outras demandas da operação e do trabalho, bem como de férias e eventuais viagens.
Como consequência deste item, temos como terceiro benefício: a otimização orçamentária, pois com turmas completas, o custo por participante é reduzido. E com antecedência, as despesas logísticas serão contratadas em melhores condições comerciais.
O quarto é o acompanhamento da demanda e possibilidade de ajustes na programação. Ao longo do exercício pode-se contratar de uma turma adicional, ou mesmo cancelar uma turma por falta de quórum.
O quinto benefício é o fortalecimento da marca da universidade corporativa. Trabalhando desta forma a universidade corporativa se apresentará melhor preparada, planejada e ativa, além de estar mais alinhada com as demandas do negócio.
O sexto benefício é a promoção do alinhamento com a governança. De certa forma, este documento passará por uma validação antes de ser distribuído, logo precisa passar por etapas pré-estabelecidas.
O último benefício é o aprimoramento constante, pois o planejamento e a operação em ciclos permite a reflexão e as ações de refinamento com mais assertividade.
Antes de finalizar, algumas considerações. Primeiro, é óbvio que muitas demandas educacionais surgirão ao longo do ano, entretanto estas deverão surgir como exceções e não como a regra de operar sua oferta educacional.
Segundo, o ciclo do negócio varia de organização para organização, logo não existe um mês ideal para sua comunicação. Recomenda-se o envio com brevidade suficiente, alinhada aos prazos do processo orçamentário. Planejamento e disciplina são fundamentais!
Terceiro, embora as plataformas de LMS disponibilizem toda a oferta educacional, ainda é válido o envio de uma versão PDF com um bom design para simbolizar a atualização e marcar o próximo ciclo.
Por último, a impressão deste documento é cara, logo este desembolso só valerá a pena se realmente aumentar o número de inscritos, envolver stakeholders importantes da educação corporativa, contribuir para alguma ação de fortalecimento de marca etc. Caso contrário, o envio do PDF por email e a disponibilidade de download no ambiente corporativo já serão suficientes.
Bem, não perca a segunda parte que abordará os elementos essenciais de um catálogo de educação corporativa. Ah, e não perca: Espresso3 todas às terças-feiras.