O que você faz após uma capacitação para que seus aprendizes evitem o esquecimento? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
No último cafezinho abordamos a Curva de Esquecimento, um processo natural que leva as pessoas a não conseguirem lembrar cerca de 80% do conteúdo de uma capacitação presencial ou digital, ou mesmo de uma leitura, após um mês. Também, no mundo corporativo, um estudo realizado na Philips Lighting identificou que as pessoas só lembravam 6,4% dos conhecimentos de um elearning realizado há um mês.
Esses números nos levam a acreditar que: é mais importante o que você faz após a capacitação do que você faz durante a capacitação. E para contribuir nesta direção, veremos a seguir o Modelo 2:2:2 elaborado pelo neurocientista e professor Art Khon para combater o esquecimento.
Cada “2” que consta no nome do modelo representa um booster event, que em português seria um “evento amplificador”, em uma tradução livre. Cada booster seria um simples e breve evento para evitar a perda natural e intensificar a memorização, valorizando de forma ativa a relevância do conteúdo para nossa própria memória.
Assim, o primeiro “2” significa que após dois dias da capacitação é preciso ter um evento que promova o reforço cognitivo. O segundo “2” significa que após duas semanas da capacitação é preciso ter um evento que promova o reforço social. O terceiro “2” significa que após dois meses da capacitação é preciso ter um evento que promova um reforço comportamental.
Como já mencionado, os boosters devem ser simples e breves. Logo, como exemplo de um reforço cognitivo, poderíamos enviar um e-mail aos participantes após dois dias da capacitação com um quiz sobre o conteúdo abordado. Como exemplo de reforço social, poderíamos promover após duas semanas da capacitação uma discussão em um fórum virtual sobre alguns temas vistos, ou mesmo promover um breve encontro para que as pessoas possam conversar sobre o assunto. Por fim, como exemplo de reforço comportamental, após dois meses da capacitação os participantes terão que manifestar uma aplicação bem-sucedida dos novos conhecimentos.
Cada booster citado promoverá mais do que o simples resgate pontual da informação, mas sinalizará a nossa memória que estas informações são importantes, que estas informações são usadas e que precisamos delas, por isso não devem ser descartadas.
O Modelo 2:2:2 reforça que a aprendizagem espaçada é muito mais eficiente e eficaz do que o excesso de aprendizagem em curto período de tempo. Reforça também que os testes e as demonstrações impactam mais nos resultados da aprendizagem do que somente a releitura e o reestudo.
Por fim, embora o modelo apresentado tenha três eventos, você não precisa se ater a esse número. Pode usar não só mais eventos, como também intensificar a frequência com que eles acontecem. Isso contribuirá ainda mais para a retenção do que foi aprendido.
Obrigado e não se esqueça, na próxima terça-feira teremos mais um cafezinho!