Como incentivar o florescimento de talentos na organização

Compartilhe!

Aproveite e leia o e-book Líder Mediador disponibilizado sem custo pelo SENAC!  

Olá, estou com a Heloisa Rodrigues do Senac São Paulo e agora vamos falar sobre como incentivar o florescimento de talentos na organização.

Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3!

Heloisa, percebemos um grande desafio das organizações fazer sucessão e promover a delegação. Como o líder pode atuar no desenvolvimento de suas equipes?

Eu só consigo delegar, Wagner, ficar tranquila com isto se eu tiver um funcionário pronto para isto, mas ele não vem pronto. Precisamos desenvolvê-lo e o líder consegue isso pensando intencionalmente em alguns estímulos para desenvolver a capacidade deste liderado. Dando um exemplo. Eu percebo, pois eu sou um líder que sou muito próximo, tenho muito contato com este liderado, que o papel do líder mesmo, ter esta proximidade com a equipe e percebo um potencial muito grande nele por exemplo de comunicação, mas ele é uma pessoa muito introvertida. Sei que vai ser muito benéfico para sua vida profissional e pessoal ele desenvolver esta habilidade.

Vou oferecer um estímulo, que ele seja capaz, aumentando um pouquinho seu desenvolvimento, ele atinja este potencial e consiga colocá-lo em prática. Eu vou, por exemplo, propor para ele que ele dirija uma reunião interna da própria equipe. Deste jeito estou estimulando, estou dando uma responsabilidade para ele onde ele colocará em prática esta comunicação e vai desenvolver esta habilidade. Só tenho que tomar o cuidado de quando eu colocar este estímulo para ele, se ele está recíproco a isto. Se ele aceita este estímulo, pois se ele não aceitar, o negócio não acontece e eu também não posso propor um estímulo que seja muito difícil para ele, senão ele desistirá antes mesmo de começar. Então não posso propor que ele dê uma palestra para 500 pessoas para desenvolver essa comunicação.

Tem que ser devagar?

Tem que ser devagar! A partir do momento que ele aceitou este estímulo que eu intencionalmente planejei e isso faz sentido para ele, pois é importante neste processo ele entender o porquê estou querendo colocar este estímulo para ele. Isso tem que ser uma comunicação muito transparente e clara.

A partir do momento que ele entende isto, que ele aceitou o desafio, ele se desenvolve. E ele tendo este aprendizado, ele consegue levar isto para outras situações da vida pessoal e da vida profissional dele. O que chamamos de transcendência. Ele vai levar esta facilidade, que ele adquiriu neste processo com a comunicação, para a vida pessoal, para a vida profissional e pode subir na carreira, pode assumir novas funções e ir se desenvolvendo.

E depois, como ele pode dar um suporte no desenvolvimento? Pois eu acredito que você teve um evento, que foi aquela experiência, aquela atividade, mas digamos que isso vai exigir uma certa energia para que aconteça de fato.

Exato. Neste primeiro estímulo dele dirigir uma reunião, ele ainda não está pronto para isto. Propusemos este estímulo para que ele se desenvolva. O líder precisa estar próximo e dar o suporte necessário. Tanto ferramental como emocional. O líder da o estímulo e trabalha próximo deste liderado até que ele esteja pronto e se desenvolva.

E o que vem depois?

Depois vem o estímulo maior, vem um desafio maior, pois ele já adquiriu um nível de competência acima do que ele tinha. A partir do potencial que ele apresentou eu vou entrar com um desafio um pouco maior do que aquele que ele é capaz. Subo a régua. E assim ele continua esse processo de desenvolvimento o quanto for interessante para as duas partes.

E Heloisa, eu quero saber mais. Onde eu posso buscar informações?

É só acessar o portal do Senac São Paulo e fazer o download do e-book do líder mediador.

OK! Muito obrigado.

Eu que agradeço!

Quer mais conteúdo sobre liderança? Não deixe de ler o e-book Líder Mediador disponibilizado aqui pelo SENAC.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *