Série Américo Garbuio |1 de 6| Da estratégia ao papel da consultoria interna de Recursos Humanos

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Olá, estou aqui com Américo Garbuio especialista em gestão de pessoas e nós vamos falar sobre o tema da estratégia ao papel da consultoria interna de Recursos Humanos.

Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Américo, tudo bem?

Tudo bem e contigo Wagner?

Tudo bem. Américo, como a estratégia influencia a consultoria interna de Recursos Humanos?

Ela tem uma influência muito decisiva, pois a estratégia traz o direcionamento e a inspiração para todo o negócio. A estratégia vai influenciar a atuação de todas as áreas da empresa e a consultoria interna não ficaria fora disto, também.

O que é importante dentro deste processo é que o primeiro desdobramento que acontecer da estratégia seja da própria estratégia da área de RH. Porque a estratégia da área de RH alinhada à estratégia da área de negócio garante um alinhamento da estratégia com a consultoria interna e este alinhamento promove que a atuação da consultoria interna seja direcionada para o apoio aos desafios de negócio. Estes desafios de negócio vão sendo definidos de acordo com a estratégia. Não é uma foto, é um filme, pois a cada ano, a cada mudança de estratégia, a cada redirecionamento de negócio, a cada nova competência que é necessária para apoiar o crescimento e o alcance dos resultados vai direcionar toda a estrutura e por consequência a consultoria interna que é o ponto de contato da área de RH com o cliente.

Se a área de RH tem um desdobramento estratégico alinhado à estratégia da companhia e traz os orientadores para a área de consultoria no sentido de programas, projetos e a área de consultoria tem o entendimento do que as áreas de negócio têm de desafio, eliminamos uma grande etapa de alinhamento, sinergia. Ganhamos energia enquanto organização para a atuação do próprio BP.

Você falou BP. Como tudo isto molda o papel do Business Partner?

Molda na situação, primeiro, dele ter o entendimento de qual é o papel dele. Não o papel especificamente de consultoria, mas o papel específico para aquele momento onde ele precisa auxiliar as áreas de negócio alcançarem a estratégia, o resultado ao que eles se propõem.

Outro aspecto é, olhando para os nossos desafios de negócio, qual o nível de competência que preciso para este BP, para esta atuação? Qual é a grande entrega deste período. E para a grande entrega deste período, qual é o nível de atuação que espero deste BP? Será que tenho uma equipe preparada? Preciso desenvolver alguma competência para este BP para este novo momento?

É muito correlacionado. Claro, é evidente que a empresa já tem a sua área de consultoria formada em algumas situações e estes consultores possuem algumas competências. Mas como é feito o alinhamento estratégico eu direciono a atuação. É como, fazendo uma analogia ao esporte, temos uma equipe de jogadores, nós precisamos definir qual é a melhor tática e o que precisamos potencializar nestes jogadores para que possamos garantir que aquele plano tático que definimos possa ser executado dentro de campo.

Ok. Muito obrigado!

 

Obrigado!

 

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