Série Américo Garbuio | 5 de 6 | Desenvolvimento da liderança e formação de equipes

Compartilhe!

Olá, voltamos a falar com Américo Garbuio, especialista em gestão de pessoas e agora nós vamos falar sobre desenvolvimento da liderança e a formação de equipes.

Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Américo, vamos pela base, pelo princípio. O que é uma equipe?

Bom, uma equipe é um grupo de pessoas, que trabalham com compromissos comuns, objetivos comuns, que possuem sinergia, que conseguem, através da equipe, potencializar suas competências. Costumo dizer o seguinte, que a soma dos indivíduos não é maior do que a equipe. A equipe é o grande objetivo de uma liderança. A equipe vai trazer a possibilidade que as pessoas consigam entregar mais do que elas poderiam entregar individualmente. Vejo a equipe como algo complementar e que potencializa o resultado. É diferente de um grupo que se reúne todo dia, ou vai no mesmo local trabalhar e isso não é uma equipe, é um grupo de pessoas que, muitas vezes, são competentes, mas elas não têm o sentido de equipe. E não tendo o sentido de equipe, o resultado vai ser menor.

Agora falando do líder em si. Mais do que dar a direção. Como a liderança pode contribuir para o desenvolvimento das equipes?

A contribuição da liderança é decisiva. Um dos papéis principais da liderança é formar e desenvolver uma equipe. Um líder que desenvolve uma equipe, primeira questão, ele escolhe a equipe. Qual é a equipe que quero formar? Qual é o perfil desta equipe? Quais são as competências necessárias desta equipe para os desafios que tenho? Qual o melhor desafio para cada um dos integrantes deste time? Como posso trabalhar essa equipe, no sentido de que ela possa entregar um resultado potencializado? Conheço efetivamente a equipe? Faço com que a equipe se conheça no sentido de que promovo situações que as individualidades possam ser conhecidas? Crio situações em comum nesta equipe? Estabeleço rituais para esta equipe? Gero construção conjunta? Estimulo resultado desta equipe? Dou feedbacks coletivos? Destaco o quanto a individualidade pode ser potencializada pelo resultado da equipe? Estabeleço compromissos em comum nesta equipe? Reconheço os valores desta equipe? Trabalho uma sinergia, uma integração deste time? Estabeleço regras e convivência com esta equipe? Faço parte desta equipe? Tenho comportamento e ações que façam com que eu esteja dentro desta equipe e seja percebido que eu faço parte deste time? Ou é mais ou menos assim: Chegou o chefe agora a equipe é outra? Estou atento às mudanças neste time?

Wagner, se estamos em uma equipe de cinco pessoas e uma pessoa sai, é 20% da equipe que mudou. Mudou a dinâmica da equipe. A equipe é outra. Vai chegar uma outra pessoa no lugar do Wagner, chegou o Américo no lugar do Wagner que tem uma característica completamente diferente, muda a dinâmica da equipe. Agora pergunto, o líder está atento a isto? Este processo de mudança? O líder está atento a todo momento reconstruir esta identidade desta equipe?

Dei o exemplo da mudança de uma pessoa, que é uma mudança de ambiente, e se muda o desafio, muda a meta? Muda as entregas? Isso muda o ambiente da equipe e, muitas vezes, pelo tempo, o tempo é uma boa desculpa sempre, você não faz essa renovação com a equipe. E o que acontece? A equipe não se fortalece. Você não cria uma nova identidade, você não cria uma nova sinergia entre essa equipe. Respondendo a sua pergunta, o papel do líder é fundamental, pois o líder é responsável perla formação da equipe, ele é responsável pelo desenvolvimento da equipe, responsável pelo resultado que esta equipe vai trazer, e garantir que a equipe tenha um ambiente de sinergia, de aprendizado, de união, para que os resultados sejam potencializados. O maior beneficiado de um processo como este é o líder. E eu trago uma pergunta.

Quem depende mais de quem? O líder da equipe ou a equipe do líder?

A maioria das pessoas me respondem o seguinte, que o líder depende da equipe. Olha, se você depende da sua equipe para alcançar os resultados, seus objetivos e, inclusive, a garantia de você continuar como líder, quando você constrói uma equipe de sucesso, uma equipe vencedora, entrosada e que no esporte dizem, é um grupo fechado, nós nos fechamos enquanto equipe, você vai ter um melhor resultado. Pensar nisso, que um dos papéis fundamentais do líder para que ele possa alcançar seus resultados, inclusive de negócio, é ter uma equipe, um grupo de pessoas que se transformou em uma equipe e que potencializa os resultados individuais. Nós como equipe entregamos muito mais do que a soma de todos nós.

Basicamente o líder não pode ficar sentado esperando vir uma grade de treinamentos do RH para desenvolver suas equipes?

Esperar por isso talvez seja um grande problema, pois, às vezes, podem vir pinguins de geladeira, vir alguma coisa que não vai contribuir para o desafio. Agora se ele está mais próximo da equipe, ele pode conhecer melhor a equipe, vai conhecer melhor as individualidades. Isso ajuda no processo de desenvolvimento dos indivíduos, desenvolvimento da equipe e até no desenvolvimento dele. Já vivi situações de “Ah, não dou conta de fazer isso com minha equipe”. Então, o primeiro aspecto é o seguinte, como você trabalha isso em você, pois isso é uma competência necessária para quem lidera, como você vai fazer isso, como você vai se desenvolver? É fundamental. Na hora que ele conhece a equipe, ele vai entender não só o que é necessário para a equipe, mas ele vai entender o que é necessário para cada um dos indivíduos.

Você pode ter na sua equipe que trabalham em equipe, pessoas que não trabalham em equipe, pessoas que estão dispostas a trabalhar em equipe, pessoas que não estão dispostas a trabalhar em equipe. Pessoas que querem ser sinceras neste processo, outras não. Tudo isto ajuda no processo de análise, agora se você não reúne a equipe, se você não faz este trabalho, isto entra em um ponto cego. Isto está acontecendo lá na sua frente e você não está vendo, pois você como líder não está gerando os estímulos, não está gerando o desenvolvimento, não está gerando um novo cenário. Isto é muito sério! Se ele não cuida disto, o resultado não vem. Não vem da forma que o próprio líder gostaria.

Às vezes eu ouço “Ah, mas minha equipe não é sênior, não está preparada para os desafios.” Legal, quem é responsável por ela? Eu que sou o líder! Então, o que você pode fazer para que esta equipe entregue o resultado de alta performance? Talvez o primeiro movimento é transformar este grupo de pessoas em uma equipe.

Trago muito este tema, muita atenção, pois, muitas vezes, se trabalha muito a qualificação individual da equipe e não se trabalha a equipe. Não é só um processo de team building que estou falando. O team building traz muitas coisas positivas, ele abre várias janelas, mas quando trabalhamos em equipe com muita sinergia, com compromissos mútuos, com identidade entre nós, isso fica muito mais alinhado. Fica mais objetivo, fica mais pragmático. Que também é uma necessidade do negócio. Desenvolver a equipe não é algo futuro, quase uma aspiração. Não! Isso é negócio! Isso é resultado! É potencializar resultados. Se você não tem uma equipe forte, muito provavelmente você não vai conseguir superar os desafios, você pode limitar o crescimento da sua área por conta disto.

Invista na equipe! Quando você investir na equipe, você está investindo em você, você está investindo nas individualidades, investindo no seu resultado.

Muito obrigado, Américo!

Por nada! Eu que agradeço!

Série Américo Garbuio | 5 de 6 | Desenvolvimento da liderança e formação de equipes. síntese

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *