Olá, estou aqui com Lucila Sciotti, Superintendente do Senac São Paulo e nós vamos falar sobre dificuldades e soluções no desenvolvimento da liderança.Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Tudo bem Lucila?
Tudo bem e você, Wagner?
Primeira pergunta: Por que é tão difícil desempenhar o papel da liderança?
Eu acho que tem um aspecto muito importante de observarmos, que estar na posição de líder, eu costumo dizer, não é uma condecoração, é uma responsabilização. Então tudo muda quando você entende que o papel da liderança é um papel de responsabilização sobre um grupo, sobre a dinâmica do grupo, sobre a forma de aprender de um grupo.
Quando pensamos, por que será que eles não correspondem com as expectativas da organização, por que é difícil?
Na maioria das circunstâncias, e algumas pesquisas que tenho visto indicam isto, a questão principal é comportamental. E comportamental podemos direcionar para relacionamento. Comportamento em relação ao outro.
A dificuldade de se fazer entender, a dificuldade de se comunicar, de compreender o outro, de compreender o próprio conhecimento que cada um da equipe tem. A questão do comportamento vem sendo a questão mais difícil de se trabalhar com a liderança. Seja do líder para sua equipe, seja da equipe para o líder também.
Se a organização não cuidar deste desenvolvimento, qual é a consequência que ela vai ter para si?
A consequência é um trabalho com muita dificuldade de ser feito. A consequência é um resultado muito aquém do que resultado que poderia ser alcançado. Este é o primeiro problema.
Um outro problema é a questão da própria cultura organizacional. Um ambiente onde a comunicação, por exemplo, não flui, onde os relacionamentos não fluem, muito provavelmente não vai refletir a cultura organizacional desejada.
São vários aspectos, estamos falando destes dois, mas são vários aspectos.
Para evitar estas consequências, o que a organização deveria fazer para desenvolver a liderança?
Primeiro colocar o desenvolvimento da liderança como fator central. Realmente prioritário.
O desenvolvimento da liderança não pode estar atrelado apenas a fatores técnicos, digamos assim e mesmo de cultura organizacional. Esta questão comportamental precisa ser trabalhada, precisa ser conversada, porque é preciso haver uma conscientização sobre a importância desta questão.
O mais importante é entendermos que existe uma concepção de liderança que a empresa precisa assumir e que nós podemos ajudar uma empresa a desenvolver, por exemplo com o próprio conceito que temos trabalhado de Líder Mediador. Este é um exemplo do que nós podemos trabalhar. Aí você já vê que está embutida uma questão comportamental muito forte, quando você trabalha esta ideia, por exemplo, de mediação. É uma articulação dentro de uma equipe.
Nós podemos trabalhar também com um volume muito grande de pessoas sendo preparadas para pensar sobre a liderança, para pensar sobre o seu papel dentro de uma organização, seja em programas presenciais ou programas a distância. Temos tido um trabalho bem intenso neste sentido no atendimento a grandes empresas mesclando todas estas possibilidades.
Com grupos menores, sempre com esta ideia de fazer alguma coisa sobre medida. Com grupos maiores onde você possibilita que a organização como um todo viva o momento de formação e isto é muito interessante porque você estimula uma conversa, estimula uma reflexão sobre a prática no mesmo momento que você está em um processo de formação.
Lucila, esta oferta se restringe somente a São Paulo?
Não! Nós temos um atendimento nacional. Já fazemos isto. Atendemos empresas de São Paulo e empresas do Brasil, empresas de cidades. Não existe um limitador. Nós somos uma rede nacional e fazemos este atendimento desta forma.
Onde eu posso conseguir mais informações?
No nosso portal temos uma série de informações e estamos à disposição para o contato com qualquer empresa para que possamos fazer uma visita, apresentar nosso portfólio, apresentar nossas experiências. É muito importante podermos falar com as pessoas que queiram trabalhar conosco das experiências que já tivemos, já efetuadas, dos ganhos que nós já pudemos proporcionar para uma série de empresas.
Muito obrigado!
Um comentário sobre “Dificuldades e soluções no desenvolvimento da liderança ”
BOM DIA. CONSEGUIR UMA OPORTUNIDADE EM UM SHOPPING PARA TRABALHAR COM LÍDER DE EQUIPE,NO CASO LIDERAR UM GRUPO DE VIGILANTES. POR FAVOR, QUAL O MEU PRIMEIRO PASSO? AMIZADE, RELACIONAMENTO FORÇADO, OU TER UMA POSTURA UM ENERGICA. HAJA VISTA, QUE CHEGO PREENCHENDO UMA CARÊNCIA, QUE NO GRUPO NÃO FOI POSSÍVEL NOMEAR UM LÍDER ENTRE ELES