Olá, meu próximo convidado é Alfredo Castro e nós vamos falar sobre storytelling. Eu sou o Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Alfredo, você está apresentando um case aqui na ATD 2018, me conta um pouquinho sobre storytelling.
Esse case é baseado num processo de mentoring que nós estamos ajudando, assessorando a realizar, já por cinco anos, e este mentoring é entre pessoas e profissionais de diversos países.
É um processo de mentoring que é cross-functional e cross-country. Ou seja, o mentor e o mentee não estão no mesmo país e não estão na mesma área. Mas o que é mais bacana sobre este projeto, e foi isso que eu vim apresentar aqui, é que nós treinamos o pessoal, os mentores e os mentees, com princípios de storytelling.
Então, eles contam histórias melhores, eles conseguem entender melhor os exemplos, exatamente por esta utilização dos princípios de storytelling.
Então, olha aí, é uma aplicação. As pessoas me perguntam muito, “Puxa, que tema legal storytelling, mas o que eu faço com isso?”. É uma aplicação prática.
Nós, então estamos conseguindo melhores resultados com o projeto de mentoring, exatamente por que aplicamos storytelling neste projeto.
Legal, e você pode compartilhar algum exemplo?
Sim. Eu tenho um exemplo aqui muito interessante. Nós tínhamos um mentor que estava baseado em um país da parte norte da América Latina e um outro mentee que estava trabalhando na parte sul da América Latina, que aliás é um dos parâmetros do projeto. O que é interessante é que eles demoraram duas sessões para entender efetivamente o que algumas palavras significavam realmente, muito embora estavam fazendo o mentoring em espanhol.
Quando eles passaram pela sessão de storytelling, se deram conta de que não era o problema da linguagem, era o problema do uso das metáforas. Nós temos um programa que você descobre qual é o teu perfil de storytelling. Você que é jornalista, você que é um entusiasta da comunicação, você sabe que storytelling é tudo na vida. Então, o que fazemos e o que fizemos nesta história concreta? Nós, depois de aplicar o perfil de storytelling, eles se deram conta “Ah, então meu estilo é mais factual e o teu estilo é mais emocional, então por isso estávamos contando histórias com uma ênfase própria”. Então, melhorou incrivelmente o processo de comunicação entre eles dois. Então, muitas vezes, e desta história, o que tiramos dela, o processo de mentoring é implementado nas empresas de uma forma muito processual. Tem que fazer tantas sessões, tantos minutos. Mas esquecem de um ponto muito importante, como as duas pessoas vão ter um diálogo se não têm o mesmo princípio, o mesmo perfil de storytelling?
Não dá liga, né?
Não dá a liga. Então, é isso que nós conseguimos.
Perfeito. A síntese, quais são as grandes vantagens o storytelling?
O storytelling nos ensina uma questão muito básica. Com a tecnologia, nós estamos esquecendo, deixando de praticar o contar histórias. Mas o contar histórias com princípios. Por exemplo, neste seminário nós ensinamos o triângulo muito básico do storytelling. Que é você contextualizar, depois você mostrar as ações que foram implementadas naquele contexto e finalmente o impacto que elas tiveram. São três pilares. Contexto, ação e impacto.
Depois que mostramos este pilar, eles se dão conta “nossa, então é por isso que eu não havia entendido!”. Ou então tem outras pessoas que dizem “interessante, eu às vezes gasto muito tempo tempo no contexto e me esqueço de falar do impacto!”. Então, respondendo a sua pergunta, é com isso que conseguimos obter melhores resultados.
Sabe que eu posso compartilhar um resultado muito legal. Depois de cinco anos, este grupo que foi mentee, que foi um grupo mentorado, nós conseguimos acelerar e reduzir o tempo de ocupação de cargos em posição de liderança. Então, é um processo, uma aplicação que dá resultado concreto.
Muito bacana!
Muito obrigado.