Gamification (Gamificação) na Educação

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Quantas horas seu filho passa jogando? Conhece alguém viciado em Candy Crush? Alguma vez você já esqueceu de comer porque estava jogando? Então, hoje definiremos o que é gamification e exploraremos a magia dos jogos na aprendizagem. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Karl Kapp define gamification como sendo “o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas”.

Explicando mais detalhadamente esta definição, temos como mecânicas o uso dos mesmos elementos comuns aos jogos. Estou falando do sistema de pontos; o uso de placares, ou rankings; os níveis de dificuldade, que poderiam ser as fases propriamente ditas; a restrição de tempo; e, os badges, que são aqueles distintivos que você vai conquistando ao longo do jogo.

Entretanto, a mera presença destes itens é insuficiente para gerar o engajamento esperado. Eles são apenas elementos representativos de uma lógica maior.

Eles devem ser criados a partir de um sistema que vai engajar as pessoas a superarem um desafio abstrato, definido por regras claras e previamente estabelecidas, em um ambiente interativo e dinâmico, que proporcione feedback imediato para cada ação e cujos resultados podem ser quantificados. Além disso, o alcance, ou não, dos resultados vai despertar uma reação nas emoções da pessoa que a fará dedicar mais energia, tempo e capacidade intelectual.

Para as pessoas se engajarem, o desafio não pode ser nem muito fácil, nem muito difícil. Deve progredir conforme a pessoa evolui suas habilidades ao longo do jogo.

A interface visual é importante. A percepção da aparência dos elementos gráficos influencia o estímulo da pessoa em se entregar ao jogo. Afinal, o que chama mais atenção: este jogo ou este jogo?

Como pudemos ver, mecânicas e estética são importantes, entretanto o seu tempero principal é a própria “lógica do jogo”. E isso, basicamente seria a adoção de quatro elementos essenciais: cooperação, competição, exploração e narração de histórias (do inglês: storytelling).

Explicarei estes elementos com um exemplo simples. Correr sozinho parece meio chato, não é? Correr em grupo é cooperação, pois os indivíduos se unem e criam um elo forte de pertencimento, corresponsabilidade e de união no alcance dos objetivos.

Ver quem corre cinco quilômetros mais rápido é competição? Ser vencedor de uma disputa é algo muito prazeroso para nosso ego, mesmo que seja uma pequena vitória em uma disputa consigo mesmo.

Descobrir novos lugares é exploração. Viajar, descobrir novos ambientes, pessoas e culturas expandem nossas possibilidades, matam a nossa curiosidade e satisfazem nosso espírito aventureiro.

E, fugir de zumbis, como no aplicativo para celular “Zombies, Run!”? Nós encarnamos o personagem e mergulhamos na história, pois corremos para não ser pegos por zumbis. Temos que aumentar nossa velocidade a cada cooper, ou mesmo dar pequenas explosões para fugir de um zumbi mais rápido que surge de forma inesperada!

Cooperação, competição, exploração e narração de histórias podem ser combinados para se conseguir melhores resultados. Assim, podemos dentro de uma competição, ter times em que os participantes se cooperam internamente, que envolve descobertas e acontece dentro de uma grande história.

De certa forma, a educação é semelhante aos jogos. Tem notas, feedbacks, trabalhos em grupo que exigem cooperação e sempre vai ter aquele grupinho que compete pelo título de melhor aluno do curso. Gamification na educação é tudo isso só que com uma camada de interesse maior e com uma configuração diferenciada destes elementos para possibilitar a aprendizagem.

Engajamento é o objetivo do gamification. As pessoas se envolvem, dão o melhor de si exatamente porque a lógica dos jogos intensifica os comportamentos competitivos e cooperativos na busca da vitória dentro de uma experiência prazerosa e eficaz. Isso instiga a superação de desafios!

Por fim, é importante mencionar que gamification não se limita apenas ao uso dos jogos com finalidade educacional, os chamados jogos sérios (do inglês: serious games),  é a adoção de sua lógica de forma ampliada. Tampouco se limita à aprendizagem, tem ampla utilidade no mundo dos negócios como um todo.

Gostaram, então pensem em como utilizar estes elementos para potencializar a aprendizagem em sua organização e ter os colaboradores ávidos por conhecimento!

Inspirado no livro: The gamification of learning and instruction. Karl M. Kapp (2012)

Gamification

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9 comentários sobre “Gamification (Gamificação) na Educação

  1. Olá Wagner, tudo bem?
    Muito interessante o seu texto 🙂

    Ele ajuda um bocado frente às urgentes releituras que os mais variados ambientes de aprendizagem necessitam.

    Quando possível, poderia compartilhar as referências que utilizou para escrevê-lo?

    Há um livro que gosto muito e que utilizo para iniciar esse tema no meio acadêmico: “Jogo e Projeto – Col. Pontos e Contrapontos – Editora Summus”. Ele foi escrito pelos professores da USP: Nilson José Machado, Lino de Macedo e Valéria Amorim de Arantes. Você o conhece?

    Será uma alegria continuar esta conversa contigo!

    Abraço e até breve,
    Leandro

    1. Olá Leandro, que bom que tenha gostado!:)

      Faltou citar a fonte na publicação. Segue a referência do livro de inspiração “The gamification of learning and instruction. Karl M. Kapp (2012)”. Eu o li inteiro e gostei bastante! Ele é bem prático e rico em exemplos, diferentemente do livro dos profs. Nilson e Lino, que é mais conceitual.

      Até o final do mês, publicarei outros vídeos no tema.

      Abs!

      Wagner

    2. Olá Leandro, que bom que tenha gostado!:)

      Faltou citar a fonte na publicação. Segue a referência do livro de inspiração “The gamification of learning and instruction. Karl M. Kapp (2012)”. Eu o li inteiro e gostei bastante! Ele é bem prático e rico em exemplos, diferentemente do livro dos profs. Nilson e Lino, que é mais conceitual.

      Até o final do mês, publicarei outros vídeos no tema.

      Abs!

      Wagner

      1. Agradeço a referência, Wagner!
        Durante o goverança escolar – academia docente os professores pedem conceitos e abordagens práticas à gamification.

        Espero poder debater contigo sobre como desenvolve esse tema com os docentes.

        Abraço,
        Leandro

      2. Sabe me informar em qual página está essa situação na obra do Kapp: “a gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamentos baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problema”?

    1. Sabe me informar em qual página está essa situação na obra do Kapp: “a gamificação é a utilização de mecânica, estética e pensamentos baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problema”?

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