Agora que você já conhece a importância em ter uma Governança da Educação Corporativa, você sabe como implementá-la? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Como visto no último cafezinho, o envolvimento e o engajamento de executivos e de outros stakeholders são fundamentais para a sustentação do alinhamento estratégico da educação corporativa de sua organização. Veremos agora quais são seus principais passos para a implementação.
O primeiro passo é uma reflexão sobre as expectativas em relação ao modelo de governança para determinar suas características. Se, por exemplo, será representativo e democrático, ou se será célere em suas decisões. No primeiro caso, como consequência teremos diversos atores envolvidos e instâncias de tomadas de decisão. Já no segundo caso, um grupo enxuto de representantes será responsável pela tomada das principais decisões.
O segundo passo é uma reflexão sobre os resultados esperados pela educação corporativa e quais os seus fatores críticos de sucesso. Aqui o foco é elencar e explicitar principais impactos das ações de aprendizagem no negócio, assim como os riscos envolvidos para poderem ser gerenciados.
O terceiro passo é a compreensão das principais etapas que envolvem os processos de educação corporativa para se garantir os resultados determinados no passo anterior. Como exemplo teríamos o levantamento das demandas organizacionais e validação do plano de ação, entre outras etapas críticas.
O quarto passo é a compreensão dos stakeholders, ou seja quais as expectativas e contribuições de cada um dos atores envolvidos. Aqui seria válido a construção de um mapa de empatia para aprofundar a análise. Como exemplo, poderíamos ter os executivos e os business partners. O primeiro buscaria o suporte educacional das ações estratégicas e o segundo buscaria a conveniência no apontamento de soluções já existentes na organização em sua própria unidade.
O quinto passo seria a determinação de papéis e responsabilidades. Em outras palavras, qual o papel de cada stakeholder mapeado em cada etapa para garantir os resultados esperados dentro das características do modelo. Por exemplo, executivos sponsors das escolas da universidade corporativa terão o papel de priorizar as ações propostas que mais impactarão no negócio.
O sexto passo seria a representação visual da governança na estrutura e na linha do tempo. A estrutura facilitaria a compreensão das relações de influência sobre o direcionamento da educação corporativa, enquanto que a linha do tempo ofereceria uma visão de ciclo operacional, onde cada decisão, ou reunião, precisaria acontecer. Neste estágio, seria fundamental o alinhamento com os ciclos de planejamento estratégico e orçamentário da organização.
Por fim, o último e sétimo passo seria o início do funcionamento da governança. Neste passo é necessário nomear, convidar e engajar os atores envolvidos. Também é preciso agendar as reuniões com brevidade, bem como alocar tempo e recursos para que as pautas ocorram com as informações suficientes para a tomada de decisões.
Estas sete etapas facilitarão a construção do modelo de governança de sua educação corporativa de sua organização. Recomendamos uma ação de benchmarking com universidades corporativas que são referência para expandir seu repertório de possibilidades dentro destes sete passos.
Obrigado e até a próximo cafezinho!