Série ICKM SUCEG 2019 |9 de 14| Governança, gestão do conhecimento e educação corporativa

Compartilhe!


Olá, minha próxima convidada é Heloisa Bedicks, diretora geral do IBGC e nós vamos falar sobre governança. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Tudo bem Heloisa? 

Bem, obrigada! 

Heloisa, vamos começar pelo básico. O que é governança? É uma coisa exclusiva de empresa grande? 

Não, governança é o sistema de governo das empresas buscando a sua perenidade. Quando falamos de governança, falamos de gerenciamento de riscos, nós falamos do compliance, nós falamos de conduta ética envolvendo os acionistas ou cotistas quando falamos de uma empresa familiar, o conselho de administração, a diretoria e os diferentes órgãos de controle.  

A governança corporativa serve para qualquer tipo de organização, desde uma organização não governamental do terceiro setor, até uma cooperativa, uma empresa familiar de médio porte, grande porte até para uma empresa que tenha suas ações negociadas na bolsa de valores.  

Independente do tamanho e da estrutura de controle societário, boas práticas de governança corporativa se aplicam a estas organizações. 

Interessante. Estamos aqui em um evento sobre gestão do conhecimento e educação corporativa. Como é a combinação destes três assuntos? 

Coloquei agora na minha apresentação a importância que passou a se dar nos últimos anos o tema pessoas e, logicamente, treinamento, gestão do conhecimento, passou a fazer parte das agendas dos conselhos. Cada vez mais existe uma preocupação em treinar e preparar o seu capital intelectual para que continue atuando dentro da empresa.  

Gestão do conhecimento é algo muito importante. As grandes empresas, hoje, têm universidades corporativas e cada vez mais trabalhando próximas à academia ou aos institutos como é o caso do IBGC. 

Algumas universidades corporativas atuam em rede e em esferas multinível. Acredito que esta situação se torna cada vez mais evidente. Como isto funciona? 

Hoje o tema que estamos discutindo aqui é a governança multinível. A governança multinível significa que ela aborda todos os stakeholders, então, um olhar para fora também de dentro da organização. A professora Patrícia comentou que um bom exemplo de governança multinível seria a União Europeia onde você tem vários países e que cada um dentro da sua própria legislação, mas trabalhando em prol de um todo. Sempre uma preocupação com todos os stakeholders. 

O que é necessário estabelecer para ter uma boa governança? 

Conduta ética! Transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e equidade. Mas depois de todos os problemas que tivemos no Brasil com operação Lava-Jato, conduta ética e transparência em primeiro lugar. 

Muito obrigado! 

Às ordens! 

Resumo da entrevista com Heloísa Berlock no ICKM SUCEG 2019 sobre Governança, gestão do conhecimento e educação corporativa

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *