Menos conteúdo, mais retenção

Compartilhe!

Quanto conteúdo colocar em uma ação educacional? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Este certamente será o café mais curto que já preparamos, até porque precisamos ser coerentes com a mensagem: Menos conteúdo, mais retenção.

No anseio de desenvolvermos uma ação educacional completa, cometemos o erro de exagerar na dosagem de conteúdo. Como consequência, temos:

  1. Conteúdo raso: Passamos superficialmente sobre diversos conteúdos sem dar a devida atenção e tempo ao que realmente é importante;
  2. Falta de tempo para a “digestão” adequada das informações: O aprendiz começa a não ser capaz de converter informações em conhecimento, exatamente porque ele não consegue atribuir sentido e significado a estas novas informações;
  3. Sem conexão prévia: O aprendiz não consegue conectar adequadamente os novos conteúdos aos conhecimentos já existentes;
  4. Falta de aplicação: Tiramos tempo precioso da parte prática, elemento fundamental para a fixação dos conhecimentos, sobretudo dos mais processuais;
  5. Falta de atenção: A ação torna-se cansativa e perdemos a atenção do nosso aprendiz.

Enfim, priorize em sua mensagem o que é essencial e o que deve permanecer. Aceite que o restante será esquecido.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *