Mudanças de paradigma na aprendizagem

Compartilhe!

Você sabe quais são as principais mudanças da aprendizagem na organização? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

O contexto contemporâneo de competitividade tem provocado transformações nas estruturas e no jeito de funcionar das organizações. Não diferente disso, a área de educação corporativa, ou de aprendizagem e desenvolvimento, tem que se adaptar a esta nova realidade para continuar gerando valor para a organização.

Primeiro bloco

O primeiro e maior bloco de mudanças de paradigma está relacionado a sua atuação. Até então seu grande foco de energia estava centrado na formação profissional, ou seja, na qualificação de novos colaboradores para as posições de entrada da organização. 

Logicamente que isso continuará como fundamental e higiênico, entretanto na atualidade o desenvolvimento de talentos está requisitando cada vez mais esforços para promover o diferencial e a internalização de novas competências-chave.

Com isso, os programas tradicionalmente padronizados, ofertados em larga escala e de certa forma fixos abrirão espaço para ações mais customizadas e personalizadas com maior velocidade de resposta, agilidade, adaptabilidade e flexibilidade.

É lógico que para serem personalizadas dependerão do empoderamento e do protagonismo dos indivíduos em detrimento de uma lógica de comando e controle que ainda prepondera em listas de presença e relatórios de plataformas LMS. 

Também, a ciência da aprendizagem que fundamenta os conceitos para o seu desenho cederá espaço para a aprendizagem analítica. Não que os princípios estejam inapropriados ou incorretos, pelo contrário, a aplicação situacional fará uma contribuição prática e complementar a elas. 

Segundo bloco

O segundo bloco está relacionado a sua percepção. Infelizmente para muitos um treinamento ainda é visto como um “mal necessário” e só é classificado como um custo, enquanto que pela sua percepção emergente, a aprendizagem é um direcionador e gerador de valor para a organização, logo sendo reconhecido como um investimento econômico e fundamental para a obtenção de resultados.

Terceiro bloco

O terceiro bloco está relacionado a essência da área. Em outras palavras, ao invés de apenas avaliar demandas de aprendizagem,  seu papel será cada vez mais de consultoria de desempenho para contribuir na agilidade dos processos e na mudança da organização. 

Com isso, o foco nos insumos de entrada cederá espaço para o foco na saída, ou seja, os aspectos prioritários serão os resultados gerados para a organização, e derivando deles teremos as soluções de aprendizagem, bem como outras ações que influenciam no sucesso das ações. Com este olhar focado no produto será possível migrar da avaliação de reação e de conhecimento para a avaliação de impacto e de retorno sobre o investimento.

Neste cenário, pense em que estágio sua organização se encontra e proponha ações de mobilização ao novo paradigma da aprendizagem. Para sua inspiração, temos diversas entrevistas com organizações que são referências publicadas no Canal Espresso3! Até mais!

Adaptado de: PHILLIPS, P. & PHILLIPS, J. The business case for learning. ATD Press, 2017.

Resumo da aula do Prof. Wagner Cassimiro sobre Mudanças de paradigma na aprendizagem

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *