Não há aprendizado sem reflexão

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Você sabe por que a reflexão é tão importante para a aprendizagem? E como provocar as pessoas e proporcionar a reflexão? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Duas pessoas passaram por uma mesma experiência de aprendizagem. Tiveram o mesmo material de leitura prévia, realizaram as mesmas dinâmicas presenciais e conduziram projetos práticos. Entretanto, a primeira pessoa, tão logo finalizou este ciclo, voltou às suas atividades rotineiras do seu dia a dia, enquanto que a segunda decidiu refletir sobre tudo o que havia vivenciado.

Esta pessoa conseguiu colher de toda esta experiência seu verdadeiro sentido e significado, conectou conhecimentos e experiências prévias sobre estes novos aprendizados e extraiu dela quais as mudanças que deveria conduzir, bem como traçou um plano de implementação de novos hábitos e comportamentos associados aos seus desafios do dia a dia.

Como consequência, depois de certo tempo a primeira pessoa voltou ao mesmo estágio anterior e não conseguiu assimilar e implementar todo o potencial de transformação esperado. Restaram vagas referências de modelos e exemplos que haviam sido mais eficazes na memorização, porém ainda estava incompleto e fragmentado em relação a expectativa inicial.

Já a segunda foi mais atenciosa e dedicada ao longo do processo, pois estava convencida dos ganhos que teria, e após sucessivas reflexões conseguiu lograr em seu desenvolvimento e atingir o objetivo esperado.

O que este breve caso nos mostra é que “Não há aprendizado sem reflexão”. Ou de forma menos radical, as chances de se alcançar uma aprendizagem significativa são reduzidas sem a reflexão”.

Nosso papel como educador é provocar a busca desta reflexão e proporcionar momentos de reflexão individual e coletiva. Só assim conseguiremos proporcionar uma experiência completa de aprendizagem com êxito e consolidar estas novas competências.

E como fazemos isso? Bem, podemos de certa forma:

  • Incluir atividades didáticas que levem a associação do tema com sua realidade e desafios vivenciados. Como exemplo, podemos solicitar que após uma leitura, os participantes respondam uma questão que os faça refletir sobre a aplicação dela.
  • Estruturar um peer coach, no qual os colegas suportem e sejam suportados ao longo do processo de aprendizagem.
  • Conduzir sessões de reflexão coletiva após uma experiência. Este momento será importante para compartilhar aprendizados e trocas e gerar uma valorização em torno dos achados, nivelando e ampliando a captura das oportunidades.
  • Plantar desafios e problemas que os façam pensar.

E para finalizar. Até aproveitando o gancho, nesta noite coloque a cabeça sobre o travesseiro e pense em como incluir mais momentos de reflexão na sua rotina para ampliar os resultados da aprendizagem.

Obrigado e até a próximo!

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