Série IBM | 6 de 6 | Novas formas de trabalho e aprendizagem 

Compartilhe!


Olá! Voltamos aqui com  Christiane da IBM e agora no nosso último bloco nós vamos falar sobre como a aprendizagem pode sustentar as novas formas de trabalho. Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Christiane, falamos sobre método ágil, design thinking e desenvolvimento organizacional de uma forma geral. Agora, como a área de Recursos Humanos pode proporcionar um ambiente de aprendizagem para que estas novas formas realmente venham para ficar? 

De diversas formas. Desde uma parte mais conceitual, que é conteúdo em sala de aula, na plataforma “YourLearning“, dando um certificado no final que chamamos de badges, depois até podemos dizer na rede social e nas redes internas que a gente é um profissional que já passou por esta certificação, ágil, design thinking e outras, até vivências de workshops com vivências práticas.  

Se nós vamos implementar uma nova solução para um cliente, a vivência prática tem que acontecer dentro deste workshop. Pode ser que as pessoas que ali estejam, nem todas sejam experts no tema, e aí chamamos os coaches, que são os especialistas no tema.  

Nós temos espalhado nas organizações e não apenas em uma organização, por exemplo, RH tem agile coach, que nos ajuda no momento em que tem a vivência a conduzir este workshop, esta experiência de uma maneira adequada para que exista o conteúdo, a experiência e depois ele possa replicar de uma maneira autônoma tudo aquilo que ele aprendeu e vivenciou.  

Ele é uma espécie de guardião da metodologia? 

Exatamente. E replicador. Ele replica a metodologia dentro da organização. 

Dentro da organização de Recursos Humanos, por exemplo, nós demos o desfio para toda a equipe que todos nós devemos ter a certificação básica de ágil e a certificação básica de design thinking.  

Quer dizer que todo mundo sabe estas práticas no detalhe? Não! Mas o básico sabe. E nas vivências eles vão adquirindo mais conteúdo, mais informação para que depois sejam replicadores disto. E com isto a cultura vai mudando e a informação vai sendo, realmente, disseminada. 

Legal. A última pergunta é, como você percebe, obviamente qualitativamente, o resultado positivo deste esforço? 

O resultado positivo é que as pessoas se sentem mais empoderadas. 

Confiantes, no caso? 

Confiantes para darem opiniões, para serem mais inovadoras, para, de repente, dar uma ideia que no passado não seria bem vista, mas como estamos em um workshop e aqui o bom e testar, por que não testar? Criamos um ambiente onde propiciamos uma inovação não só sob aspecto de produto, sob aspecto de desenvolvimento, de pesquisa, mas em todas as áreas. Inovação pode ser dentro de RH, pode ser dentro de áreas de finanças, onde são áreas que não necessariamente tinham este viés, mas que é possível se criarmos um ambiente usando metodologias que propiciem esta troca. 

Muito obrigado! 

Obrigada! 

Aqui terminamos nossa série de entrevistas na IBM. Caso você tenha perdido algum dos seis vídeos, por favor retome o histórico e assista porque vale muito a pena! Até mais! 

Resumo da entrevista com Christiane Berlinck sobre Novas formas de trabalho e aprendizagem 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *