Olá, você sabe as diferenças entre um elearning ruim e um que funciona? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Quatro grandes especialistas – Michael Allen, Clark Quinn, Julie Dirksen e Will Thalheimer – lançaram o Manifesto do eLearning Sério para expressar seus desapontamentos com a indústria atual do elearning e buscar o nosso comprometimento para que realmente o potencial da tecnologia seja utilizada na construção de melhores experiências de aprendizagem e na entrega de resultados.
Até abril de 2017, cerca de mil profissionais já haviam aderido a este manifesto, inclusive 33 personalidades de peso no setor. Traduzimos para o português este manifesto e o apresentaremos com alguns comentários:
Nós acreditamos que a tecnologia de aprendizagem proporciona a possibilidade de criar valiosas e diferenciadas experiências de aprendizagem.
Também acreditamos, com um senso de tristeza e profunda frustação, que maioria do elearning falha em fazer jus a sua promessa.
Além disso, acreditamos que as atuais tendências evocam um futuro de aprimoramento insignificante no design do elearning – ao menos que algo radical seja feito para mudar esta condição.
Finalmente, concluímos que para elevar o elearning a altura de sua promessa, nós precisamos começar com um compromisso pessoal com um novo conjunto de padrões.
Por meio de uma contínua avaliação de desempenho do aprendiz, a experiência do elearning pode otimizar o uso do tempo do aprendiz, individualizar a experiência para o engajamento total, direcionar demandas, otimizar a prática e preparar a transferência da aprendizagem para o domínio da competência.
Por meio do nosso trabalho em desenvolver experiências no elearning e ajudar outros a fazerem o mesmo, nós acreditamos que precisamos ir além do típico elearning para os valores e características do eLearning Sério:
Aqui vamos fazer uma pausa para explicação: Enquanto que o elearning típico foca no conteúdo, o eleaning sério foca no desempenho. O elearning típico é eficiente e conveniente para os autores e para as pessoas que o produzem, buscando a entrega pela entrega ao menor custo possível; o elearning sério se preocupa mais em ser significativo para os aprendizes, por conta disso deve ser cuidadosamente elaborado focando na experiência e os objetivos.
Enquanto que os gestores do elearning típico se preocupam mais com a presença, com a participação e com o tempo dispendido no elearning, os gestores do elearning sério buscam o engajamento para a execução. Por que isso é importante? Como isso pode ser útil no dia a dia de trabalho? Afinal, sua finalidade é ver o aprendiz sentado ou em ação?
Os dois próximos itens estão bem associados. O elearning típico foca na entrega de conhecimentos – muitas vezes em uma abordagem prescritiva e fatual -, e na sua respectiva avaliação da capacidade de memorização do aprendiz via certo ou errado, ou questões em alternativas. Já o elearning sério leva o aprendiz a vivenciar um contexto autêntico no qual passa a sentir e a refletir sobre uma situação e a tomar decisões sobre o que ele precisaria fazer. Neste caso, a avaliação é em relação à compreensão e é verificada por meio de decisões realistas.
Uma das principais promessas é que a tecnologia pode customizar a aprendizagem e torná-la individualizada e adaptável, entretanto o que temos é uma solução única, engessada e que atende a todos. No elearning sério o desafio individualizado deve ser proporcionado com suporte ao longo do processo.
Da mesma forma, temos o elearning típico restrito a um evento único e isolado, enquanto que no elearning sério temos que considerar a prática espaçada e a combinação com outros formatos de aprendizagem para privilegiar a transferência para a prática.
Por fim, o elearning típico é guiado pelo o que supostamente é certo, ou errado, no campo das teorias. Enquanto que o feedback do elearning sério tenta reproduzir o que realmente acontece quando você erra no mundo real.
Agora, voltamos ao manifesto falando um pouco sobre seus princípios de suporte:
1. Não presuma que aprendizagem é a solução: Nós não presumimos que uma intervenção de aprendizagem é sempre o melhor meio para ajudar as pessoas a desempenharem melhor.
2. Não presuma que o eLearning é a resposta: Quando a aprendizagem é requerida, nós não presumimos que o elearning é a única (ou a melhor) solução.
3. Amarre aprendizagem aos objetivos de desempenho: Nós uniremos as habilidades que estamos desenvolvendo com os objetivos das organizações, dos indivíduos, ou ambos.
4. Mire o desempenho aprimorado: Nós iremos ajudar nossos aprendizes a alcançar a excelência no desempenho, possibilizando que eles aprimorem suas capacidades, habilidades, confiança e prontidão em atuar.
5. Proporcione a prática realista: Nós iremos proporcionar aos aprendizes suficientes níveis de prática realista, como por exemplo, simulações, tomada de decisões baseada em cenários, avaliação baseada em casos e exercícios autênticos.
6. Empregue contextos autênticos: Nós iremos proporcionar aos aprendizes experiência suficiente em tomar decisões em contextos autênticos.
7. Proporcione orientação e feedback: Nós iremos proporcionar aos aprendizes orientação e feedback para corrigir concepções erradas, reforçar a compreensão e construir habilidades de desempenho efetivas.
8. Proporcione consequências realistas: Ao dar feedback do desempenho durante a aprendizagem, nós iremos proporcionar aos aprendizes uma sensação das consequências do mundo real.
9. Adapte às necessidades dos aprendizes: Nós podemos e devemos utilizar as capacidades do elearning para criar ambientes de aprendizagem que sejam flexíveis ou adaptáveis às necessidades dos aprendizes.
10. Motive o envolvimento significativo: Nós iremos proporcionar aos aprendizes experiências de aprendizagem que sejam relevantes para suas atuais metas ou motivá-los a engajar mais profundamente no processo de aprendizagem.
11. Mire no impacto de longo prazo: Nós criaremos experiências de aprendizagem que tenham impacto no longo prazo – bem além do final dos eventos instrucionais – até o momento em que a aprendizagem seja necessária para o desempenho.
12. Use a interatividade para incentivar o engajamento profundo: Nós usaremos as capacidades de interação exclusivas do elearning para apoiar a reflexão, aplicação, ensaio, elaboração, contextualização, debate, avaliação, sintetização etc. – Não apenas na navegação, mudança de páginas, rolagens e busca de informação.
13. Promova suporte no acompanhamento pós-treinamento: Nós iremos suportar a instrução com a combinação apropriada de acompanhamento pós-treinamento, promovendo eventos de aprendizagem que: reforcem os pontos-chave da aprendizagem, mobilizem suporte da supervisão e da gestão para a aplicação da aprendizagem e criem mecanismos para possibilitar a aprendizagem on-the-job posterior.
14. Diagnostique as causas raízes: Quando treinamentos forem solicitados, nós iremos determinar se o treinamento é plausível de produzir os benefícios e se outros fatores devem ser direcionados para aprimoramento. Nós também iremos nos esforçar em ser proativos na avaliação dos fatores de desempenho organizacional – sem esperar a solicitação dos stakeholders da organização.
15. Use o suporte ao desempenho: Nós consideraremos promover job aids, checklists, guia passo-a-passo, sidekicks, planejadores e outras ferramentas de suporte ao desempenho adicionais – e como potenciais substitutas – às interações padrão de elearning.
16. Mensure a eficácia: Boa aprendizagem não pode ser garantida sem mensuração, no qual inclui as seguintes:
a. Mensuração dos resultados: Idealmente, nós mensuraremos se a aprendizagem entregou benefícios para o indivíduo ou a organização.
b. Meça resultados atuais de desempenho: Idealmente, um tempo apropriado depois da aprendizagem (por exemplo, duas a seis semanas depois), nós mediremos se o aprendiz aplicou a aprendizagem, o nível de sucesso, os fatores críticos de sucesso e os obstáculos encontrados, e o nível de apoio de supervisão quando necessário.
c. Mensure a compreensão da aprendizagem e a tomada de decisões durante a aprendizagem: No mínimo, durante a aprendizagem, nós mediremos tanto a compreensão do aprendiz, quanto a capacidade de tomar decisões. Idealmente, nós também mediremos ambos pelo menos uma semana depois da aprendizagem.
d. Mensure as percepções significativas do aprendiz: Quando nós medirmos as percepções dos aprendizes, nós iremos medi-las da seguinte maneira: a capacidade deles de aplicar o que aprenderam, o nível de motivação deles e o suporte que eles receberão na implementação da aprendizagem
17. Desenhe, desenvolva e implemente interativamente: Nós não presumiremos que nosso primeiro passo está certo, mas iremos avaliar e refinar até que tenhamos alcançado nossos objetivos de design
18. Suporte a preparação do desempenho: Nós prepararemos os aprendizes durante o evento de elearning para que estejam motivados a aplicar o que aprenderam, a superar os obstáculos e a lidar da melhor forma em situações específicas.
19. Dê suporte a compreensão dos aprendizes com modelos conceituais: Nós acreditamos que desempenho deveria ser baseado em modelos conceituais para guiar as decisões e que estes modelos deveriam ser apresentados, conectados com passos de exemplos, utilizados na prática e também no feedback.
20. Use exemplos ricos e contraexemplos: Nós apresentaremos exemplos e contraexemplos juntos com o pensamento subjacente.
21. Permita que os aprendizes aprendam com os erros: Falha é uma opção. Nós deixaremos, quando apropriado, que os aprendizes cometam erros para que possam aprender com eles. Além disso, quando apropriado, nós modelaremos um “erro cometido” e “erro consertado”.
22. Respeite os aprendizes: Nós reconheceremos e alavancaremos o conhecimento e as habilidades que os aprendizes trazem para o ambiente de aprendizagem por meio de suas experiências passadas e contextos individuais
Nós reconhecemos que esta é uma lista importante, mas ainda não finalizada. Além disso, as ideias inseridas nesta lista foram tiradas e inspiradas no trabalho e na pesquisa de várias pessoas.
Caso concorde com essas ideias, faça como eu e assine o manifesto no site www.elearningmanifesto.org e contribua na mobilização desta causa!
Um comentário sobre “O manifesto do elearning sério”
Wagner texto maravilhoso, mas existe alguma ferramenta de mensuração dos resultados na avaliação do aluno? Existe algum modelo? Abraços.