O que é Working Out Loud? Parte 1: Definição

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Quer aprender e contribuir mais com o seu network? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.

Working out loud, traduzido livremente por “trabalhar em voz alta”, é definido por seu criador John Stepper como sendo “um método para criar relações que podem ajudar a atingir um objetivo, desenvolver uma habilidade, explorar um novo tópico ou alcançar um próximo passo na carreira”.

Trabalhar de forma aberta, generosa e conectada permite a construção de uma rede de trabalho social mais colaborativa e com propósito, tornando a pessoa mais efetiva e com acesso a mais oportunidades. De certa forma, ao colocar o trabalho mais visível a contribuição cresce em uma via de mão dupla.

Em termos práticos, por exemplo, temos uma pessoa publicando posts sobre o trabalho, seus desafios e o que está aprendendo nos canais sociais internos da empresa ou mesmo em mídias sociais externas – como Linkedin, Twitter, Instagram ou um blog.

Ela pode buscar a validação de uma ideia, compartilhar um infográfico ou um slide que gostou, fazer perguntas, pedir indicações de especialistas ou fontes, aprofundar um conhecimento em uma área, entre diversas outras possibilidades.

Ao tornar ideias, fatos, dúvidas, descobertas e aprendizados públicos, a pessoa passa a agregar interessados no tópico, a contar com a contribuição das pessoas e aos poucos também a se tornar uma referência no assunto.

Ao invés de um simples networking, a pessoa investe em relacionamentos de interesse e de confiança que aprofundam o senso de retribuição e aumentam as chances de cooperação e de colaboração.

Em geral, quem pratica o working out loud se torna mais efetivo porque tem acesso a mais conexões, conhecimentos e oportunidades que podem ajudá-lo no trabalho e na vida pessoal. A pessoa também se sente melhor e mais motivada porque uma rede maior de relacionamento significativo proporciona maior senso de controle, de pertencimento, de competência e de suporte.

Existem 5 elementos para se trabalhar em voz alta e que devem ser pensados para extrair o máximo desta prática:

  1. Relacionamentos: são as conexões e as pessoas.
  2. Trabalho visível: é mostrar quem você é e o que faz;
  3. Generosidade: é o modo de interação com reciprocidade, altruísmo e autenticidade e humildade;
  4. Mentalidade de crescimento: é a perspectiva aberta, de desenvolvimento e de aprendizagem;
  5. Propósito de descoberta: é o porquê que orienta a busca e todas as atividades.

Além dos já citados, outros benefícios são obtidos pela pessoa que pratica o working out loud. Ela evita repetir erros do passado, toma melhores decisões, desenvolve suas habilidades de comunicação e de interação social, assim como amplia de forma geral seu conhecimento. Também, aumenta a quantidade e a qualidade das conexões relevantes dentro e fora da organização, imprimindo uma identidade e uma marca profissional.

Para a organização que implementa esta prática, observa-se principalmente a melhoria na agilidade de atuação, o maior engajamento e a capacidade de inovar mais rapidamente. Ao mesmo tempo, promove a integração e a colaboração de pessoas de diferentes setores. Tudo isso promovido a um baixo investimento, onde o principal recurso é o tempo e a atenção das pessoas.

Em 2015, o Grupo Bosch foi uma das primeiras a introduzir esta prática. Na época, com 390 mil colaboradores em 60 países, o objetivo estratégico era entregar inovações para uma vida conectada. E para viabilizar esta transformação em tempos de mudança era preciso estabelecer novas formas de colaboração para ser mais flexível, ágil e inventivo ao longo das fronteiras das divisões.

O working out loud foi implementado e diversas pessoas foram capacitadas virtualmente no método. Os resultados foram bastante positivos e elogiados pelos executivos. Como feedback dos participantes, foi possível apontar que:

  • 98% concordaram que o método ajudou a tornar a companhia altamente conectada na era digital por meio de redes de trabalho eficazes e com propósito;
  • 94% disseram que o método foi valioso para o trabalho.

Bem, neste cafezinho, apresentamos a definição, os benefícios e mostramos exemplos do working out loud. No próximo falaremos, como você pode implementar esta prática em sua organização ou mesmo para o seu uso pessoal. Não perca! Até mais.

Fontes consultadas:

Stepper, John: Working Out Loud: For a better career and life, 2015.

Working Out Loud @ Bosch, publicado em 5 de junho de 2017 no Linkedin.

Stepper, John: Working Out Loud: A 12-Week Method to Build New Connections, a Better Career, and a More Fulfilling Life, 2020.

www.workingoutloud.com

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