Você acredita piamente na avaliação de reação? Neste vídeo mostraremos seus 10 principais erros para que você desenvolva seu senso crítico.
Olá, eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
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- O primeiro grande erro é Considerá-lo um indicador de resultado. Sobrevalorizar as notas das avaliações de reação nos relatórios seria o maior dos erros. Isso desfoca a atenção do que realmente interessa. Afinal, os objetivos de aprendizagem foram atingidos? Os resultados da ação educacional foram alcançados? Estas são as questões verdadeiras a serem buscadas.
- O segundo grande erro é a Tomada de decisões somente com base nele. Temos que ter em mente que a avaliação da reação indica somente se a pessoa gostou, ou não, da capacitação. Infelizmente, nem tudo é prazeroso e divertido na vida. Logo, não podemos julgar a presença de conteúdos somente pelo seu ibope. Além disso, o indivíduo tem uma visão limitada do contexto de criação de determinada ação educacional.
- O terceiro erro é bastante frequente: a Supervalorização do “show”. Palestrantes e comunicadores fazem as pessoas rirem, chorarem e ao final são ovacionados de pé. As pessoas dão nota 10 em tudo e saem inspiradas e cheias de energia. Depois de uma semana, tudo continua igual e o que se lembra é que o palestrante sambou na frente do palco.
- O quarto erro é o gasto com coisas que não geram valor, o famoso Efeito coffee break! Quer perder suas notas na avaliação de reação? Tire o coffee break. Alguém da educação citou um dia que de barriga vazia não se aprende e um gênio do treinamento disse que para atrair o público, precisamos de deliciosas guloseimas. Pense, se os participantes estão lá por causa do trabalho e no dia-a-dia eles não têm este tratamento VIP, porque devemos gastar tantos recursos com isso? O problema é que este item se tornou tão cultural que precisa ser bem conscientizado para ser alterado.
- O quinto erro é a Supervalorização dos comentários. Poucos preenchem a ficha de avaliação e muitos menos se dão o trabalho de escrever. Logo, temos uma tendência natural de considerar importantíssima a opinião de um indivíduo que escreve e considera-la como sendo de toda a população de respondentes. Estatisticamente, não tem relevância alguma para ser generalizável, portanto precisa ser lido apenas de forma qualitativa e se levantar uma hipótese a ser comprovada.
- O sexto erro é o tradicional Efeito coluna. As pessoas não respondem cada tópico de uma vez. Na pressa de avaliar, julgam em uma única coluna: Acho que foi excelente, e vou dar 10 para tudo. Mal eles notam que o professor não abordou todo o programado, ou mesmo, foi incompleto nas respostas dos participantes.
- O sétimo erro é ter o Mesmo instrumento para diversos formatos. Conforme o tipo de estratégia instrucional adotado, o instrumento deverá ser adaptado. Palestras são diferentes de cursos. Bem como, elearnings tem outros critérios de avaliação: como a usabilidade e a interação, por exemplo. Para programas mais longos, talvez um bate-papo com a turma toda dê mais insights.
- O oitavo erro é ter um Processo manualizado. Horas são perdidas em tabulações, automatize o processo e livre-se desta encrenca. As árvores agradecem! A tecnologia está aí para isso!
- O nono erro é a Desvalorização do preenchimento. Os participantes precisam preencher a avaliação enquanto o facilitador está falando. Ninguém os cobra da resposta e fica por isso mesmo. Isso acontece em organizações que não utilizam estas informações para nada.
- E, isso fecha o último e décimo item, o Efeito gaveta. O propósito da avaliação de reação é compreender a percepção do participante, ponderar com outras variáveis e aprimorar a ação educacional como um todo. Tem grande utilidade, sobretudo, em versões pilotos, alfas e betas de novos cursos e mesmo para avaliar novos instrutores, fornecedores e multiplicadores. Logo, suas informações devem retroalimentar um ciclo e subsidiar a gestão.
Reflita sobre estes 10 principais erros da avaliação de reação e desenvolva seu senso crítico no assunto.
3 comentários sobre “Os 10 principais erros na avaliação de reação”
Muito bom. Eu sempre destaco essa questão da supervalorização do “show”. Isso não é avaliação. Gosto de finalizar minhas palestras com a pergunta qual aprendizado você levará para a vida? ou para o trablaho? para o dia de amanha? qual a primeira mudança?
Excelente!