Você anda se perguntando o porquê do seu sistema de educação corporativa não trazer resultados? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Entre outros fatores, um sistema de educação corporativa deve ter um equilíbrio entre três pilares essenciais: Resultados do negócio, Experiência dos aprendizes e Gestão dos processos educacionais.
Quando não temos neste tripé os resultados do negócio, temos o tradicional centro de treinamento e desenvolvimento, que realiza diversas ações de capacitação focando apenas nos indivíduos e sem saber ao certo qual sua contribuição no cumprimento dos desafios estratégicos e na promoção de competências críticas ao negócio. Nesta condição, estão as organizações nas quais o RH não é considerado estratégico, onde os líderes não se envolvem nos temas de desenvolvimento, tampouco investem nestes tipos de ações. A visão em relação ao assunto é: “Capacitação é um mal necessário”.
O mapeamento das competências da organização e dos indivíduos, o alinhamento estratégico e o planejamento dos resultados esperados, bem como sua respectiva avaliação, são elementos-chave que não podem faltar neste pé.
Quando não temos neste tripé a experiência dos aprendizes, temos universidades corporativas bem formuladas no conceito, entretanto que geralmente pecam em proporcionar a aprendizagem, pois focam no conteúdo e acreditam que sua mera entrega garante a aprendizagem e o desenvolvimento de competências. Em geral, temos neste grupo as organizações que conseguiram alinhar seu sistema para cima, ou seja, para o negócio, entretanto esqueceram de enxergar as pessoas que participaram deste processo. A visão da organização é: “Aqui está o conteúdo”.
Alguns elementos críticos a serem considerados aqui são o diagnóstico profundo do público-alvo, o desenho da experiência completa de aprendizagem, o acompanhamento e suporte ao desenvolvimento e o aprimoramento contínuo das soluções educacionais.
Quando não temos a Gestão dos processos educacionais, podemos até ter compartilhamento de conhecimento informais, entretanto são muito ineficientes, soltos e esporádicos. Neste grupo temos as organizações que cresceram rapidamente e ainda não perceberam que são grandes e que precisam gerenciar melhor seu capital intelectual, ou são aquelas excessivamente informais. A típica visão aqui é: “As pessoas se viram para aprender”.
Aqui, é preciso padronizar processos, legitimar conhecimentos, gerir ações e recursos educacionais.
Depois de percorrer os três elementos que compõem o tripé da educação corporativa, você consegue identificar quais são os que você precisa aprimorar? Qual é a visão da sua organização em relação ao assunto? Preparamos um breve quiz logo abaixo para promover seu autoconhecimento.
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Quiz – Tripé da Educação Corporativa
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