Série ICKM SUCEG 2019 |7 de 14| Promoção da Gestão do Conhecimento 

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Olá, voltamos aqui ao SUCEG ICKM 2019 e minha próxima entrevistada é a Profa. Tereza Raquel da Universidade do Norte do Texas e nós vamos falar sobre a promoção da gestão do conhecimento.  Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3. 

Tudo bem, professora? 

Tudo ótimo. Um prazer estar aqui. Maravilhoso este evento, muito bem organizado. 

Quais são os principais fatores que impactam na gestão do conhecimento? 

São muitos, porque o processo é muito complexo. Mas se tivesse que resumir eu diria a cultura, possuir uma cultura corporativa boa, que normalmente vem dos líderes da organização. Um desejo de você querer sempre aprender e compartilhar a informação. Você ter conhecimento de um sistema de informação. Como usar, como explorar, como conseguir e como disseminar a informação? 

Como, de certa forma, as organizações podem criar iniciativas para promover esses fatores? 

Primeiro passo é desenvolver uma cultura que seja de aprendizado, constante aprendizado. Se você implementa um novo sistema de informação ou se você tem uma cultura que vai valorizar o compartilhamento da informação, você tem que ter essa comunicação que é unilateral.  

Todos vão saber e os funcionários vão ser bem treinados, vão ser envolvidos no processo de decisão, vão receber incentivos, seja um incentivo de material ou não, isto é questionável, depende de como a administração vê este aspecto. Mas, basicamente é como você alia o processo, o ser humano, a tecnologia e como você faz esta dinâmica funcionar no benefício da empresa. O melhor para a empresa em termos de lucratividade, ou em termos de melhorar as operações, ou de ter os fatores que são chaves para melhorar a performance individual e coletiva, que chamam de inteligência coletiva. 

Eu entendo que neste processo a organização tem um protagonismo ou uma ação, mas em contrapartida, como podemos ter a participação destes envolvidos? 

Esta é uma pergunta muito interessante. Por isso estamos aqui para discutir estes desafios na área de gestão do conhecimento. 

Uma das maneiras de você fazer isto é, primeiro, você contratar a pessoa certa, para a posição certa, com as especialidades que são adequadas para o desenvolvimento do trabalho. 

A outra coisa é você manter este indivíduo motivado, pois assim ele vai ter o prazer de aprender mais, de ser criativo, de compartilhar, de aprender não só sobre sistemas de informação, mas aprender sobre o negócio. Isto vai fazer a diferença no final, porque numa era com tanta competitividade global, não só local, as empresas têm que pensar globalmente, as empresas têm que pensar como vou ser diferenciador, como vou criar a vantagem competitiva, como vou tirar o melhor do meu funcionário.  

Um segredo é este, é você começar do processo que você contrata alguém, do processo de você manter capital intelectual, o knowledge worker que é o trabalhador do conhecimento. Você manter esta pessoa motivada. Isso vai variar. Varia de pessoa para pessoa o nível de incentivo ou de motivação.  

Algumas pessoas querem fazer mais dinheiro, tem alguns com certa ambição, as outras consideram que promoção profissional é muito importante, então a empresa tem que focar nisso, em promover desenvolvimento e pessoal. 

Importante alinhar interesses pessoais aos organizacionais. 

Exatamente. Ter a pessoa certa para a sua posição e que vai alinhar com sua cultura. Se você por outro caso é uma pessoa que é ambiciosa e tem este ambiente de desenvolver capital intelectual e percebe que sua empresa não favorece este ambiente talvez seja melhor você sair. Procurar um ambiente que você tenha esta oportunidade de crescer e fazer a empresa crescer também, ajudar com o crescimento da empresa. 

Muito obrigado! 

Obrigada você! 

Para você que nos acompanha temos aí publicado várias entrevistas com especialistas e palestrantes aqui do evento. Fique antenado! 

Resumo da entrevista sobre Promoção da Gestão do Conhecimento 

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