Você conhece a sala de aula invertida e suas possibilidades? Eu sou Wagner Cassimiro e este é o Espresso3.
Na nossa geração, aprendíamos com o professor passando a matéria na lousa e depois fazíamos o dever de casa sozinhos. A sala de aula invertida (do inglês: flipped classroom) é, como seu nome diz, a inversão desta lógica.
Primeiro, internalizamos os conceitos essenciais antes da aula. Depois, discutimos e aplicamos os conhecimentos em conjunto com outros aprendizes e com a ajuda do professor em sala de aula.
O conteúdo não deixa de ser importante, na verdade torna-se tão relevante que o modo como é entregue passa a ser minuciosamente planejado, desenvolvido e avaliado por plataformas LMS. Assim, o processo educacional pode ser elevado ao nível máximo de maturidade. Ou seja, além de padronizado e sistematizado é gerenciável e sofre aprimoramento constante.
Segundo Gerstein, um objeto educacional que aborda conhecimentos conceituais, quando bem produzido, é quase sempre melhor do que se apresentado por um professor. Polêmico, não é? Calma, vou relatar minha própria experiência pessoal sobre este assunto. Minhas palestras e aulas conceituais em geral são muito bem avaliadas, entretanto nunca consigo superar a qualidade dos vídeos das micro-aulas que produzo. E não é apenas pelos efeitos visuais ou pelo poder de edição que os recursos audiovisuais possibilitam. A elaboração deste roteiro envolve muita pesquisa e é minimamente revisado e sintetizado para caber em 3 minutos. Vale um like depois dessa!
Já que falei do professor, seu papel deixa de ser o de ensinar “o que pensar”; e, passa a ser o de ajudar os aprendizes a “como pensar por si mesmos”. Isso não é nada novo, Paulo Freire já dizia há anos que “ninguém ensina ninguém, o papel do professor é ajudar as pessoas a aprenderem”.
O professor deixa de ser o “sábio no palco” (do inglês: sage on the stage) e passa a ser o “guia ao lado” (do inglês guide on the side). Desta forma, deve possibilitar a construção do conhecimento por meio de experiências de aprendizagem.
O desafio aos professores é a mudança de perspectiva. Como deixar sua paixão pelo conteúdo de lado e apaixonar-se pela aprendizagem das pessoas? Como criar e conduzir dinâmicas enriquecedoras em favor da aprendizagem colaborativa? Como possibilitar o envolvimento e o engajamento dos aprendizes? Como elevar a régua das discussões? Como promover o suporte adequado? Enfim, ele se torna um facilitador e um guia das possibilidades de aprendizagem.
A sala de aula deixa de ter o formato padrão, aquele com projetor na frente e cadeiras alinhadas. Será sem frente, sem cantos e com o centro em todo o lugar. O professor ficará transitando por meio de mesas em grupo, cada uma com uma tela que facilitará o trabalho conjunto. Dependendo da experiência, o ambiente de aprendizagem será fora da sala, em campo, ou no próprio ambiente de trabalho.
E a avaliação da aprendizagem? Ela deixa de ser no final do processo para atestar seu sucesso, ou fracasso, e passa a ocorrer a todo o instante. Antes, para contribuir com sua compreensão dos conhecimentos; depois, com feedbacks constantes dos demais aprendizes e do facilitador. E, se a atividade envolver aplicação dos conhecimentos, já estaremos caminhando para um próximo estágio.
Como vocês perceberam, a sala de aula invertida otimiza a qualidade da jornada do aprendiz no processo educacional, privilegiando e flexibilizando sua experiência. O desafio de sua implementação é a disciplina e a mudança de hábitos.
Por fim, dizer que graças a tecnologia e esta lógica de desenho educacional, conseguiremos humanizar o processo de aprendizagem! E, se conseguirmos integrar esta lógica com o suporte ao desempenho no desenvolvimento de competências, teremos ricas trilhas de aprendizagem!
3 comentários sobre “Sala de Aula Invertida”
Olá Wagner como vai?
Tive a oportunidade de participar de uma ação formativa neste formato de sala de aula invertida e posso dizer que foi a melhor experiência educacional que tive, e de longe, a que mais consegui reter conhecimento, pois foi algo construído ao longo das aulas com a colaboração de todos os envolvidos. Com certeza esse método funciona!
Boa tarde. Não estou conseguindo visualizar para dar andamento ao curso.
Boa tarde, Adriana, tudo bem? Não entendi sua dúvida, mas também temos um canal no youtube.